quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Yom Kipur

O Feriado de Iom Kipur está chegando, também chamado de o Dia do Julgamento é o mais sagrado dos feriados judaico, o "Shabat dos Shabatot".


Os 40 dias de arrependimento, que começam no dia 1o de Elul, terminam no dia 08 de outubro (anoitecer do dia 7) quando começa oficialmente o Yom Kipur.














Em Rosh HaShaná, D'us julgou a maior parte da humanidade e guardou seu julgamento no Livro da Vida. Mas Ele deu dez dias de suspensão para o arrependimento.

Segundo a tradição judaica em Yom Kipur o Livro da Vida é fechado e selado. Os que se arrependeram por seus pecados recebem um bom e feliz ano novo.

Como Yom Kipur é o dia de pedir perdão por promessas quebradas para com D'us, o dia anterior é reservado para pedir perdão para promessas quebradas entre as pessoas, uma vez que D'us não pode perdoar promessas que foram quebradas com pessoas.

Yom Kipur é um dia de "não fazer". Não há toque de shofar e os judeus não podem comer ou beber, sendo a regra jejuar por 24 horas. Acredita-se que esse jejum nos torna como os anjos, que não comem, bebem ou se lavam.

Na véspera de Yom Kipur a comunidade se reúne na sinagoga. Homens colocam seus mantos de orações (que normalmente não são usados a noite). Então, com o cair da noite, o chazan (cantor litúrgico) começa o "Kol Nidre", que é repetido três vezes, cada vez com voz mais alta. O Kol Nidre enfatiza a importância de manter votos e promessas, uma vez que violar um juramento é um dos piores pecados.






Uma parte importante do serviço de Iom Kipur é o "vidui", ou confissão. As confissões servem para ajudar a refletir sobre os pecados realizados e confessá-los verbalmente é parte do arrependimento formal ao se pedir perdão a D'us. Como a comunidade e sua unidade são partes importantes da vida judaica, as confissões são ditas no plural ("Nós somos culpados...").

Ao término de Yom Kipur, na última hora do serviço, a "Neilá" oferece a última oportunidade para o arrependimento. É o único serviço do ano no qual as portas da Arca (onde os rolos da Torá são guardados) permanecem abertas durante todo a duração do serviço, significando que os portões do céu estão abertos neste momento.

O serviço é encerrado com o verso, dito sete vezes, "O Senhor é nosso D'us". O shofar é tocado uma vez, e a congregação proclama "No ano que vem, em Jerusalém".

Fonte: http://www.webjudaica.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário