sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Kaparot - Ritual Simbólico



 Algumas pessoas têm o costume de realizar o rito das kaparot (expiação simbólica dos pecados) no dia anterior a Iom Kipur. Se não for possível neste dia, o rito pode ser feito anteriormente.

O ritual consiste em pegar um frango em uma mão e recitar uma reza. O homem usa um galo; a mulher uma galinha; uma mulher grávida usa dois pássaros domésticos um galo e uma galinha. 


Idealmente, os pássaros domésticos devem ser brancos, para simbolizar a purificação do pecado, conforme o versículo:  E se seus pecados forem como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve.  Isaías 1:8 





No entanto, não é necessário que se faça muito esforço para encontrar pássaros domésticos brancos.

Se o galo ou a galinha não forem encontrados, eles podem ser substituídos por outra ave ou outro animal; até mesmo um peixe pode ser utilizado para o ritual. 

Entretanto, pombas não podem ser usadas, já que pombas eram usadas como sacrifício no Templo, e isto poderiam causar a impressão de que as kaparot são uma forma de sacrifício.

 




O pássaro doméstico (ou outro animal) usado para kaparot é segurado com a mão direita, e o texto apropriado do livro de rezas é recitado. O passáro é então passado sobre a cabeça da pessoa, e a reza apropriada é feita.

A palavra kaparot [assim como Kipur] significa "julgamento", e é usada para se referir aos frangos, mas as kaparot em si não são fonte de julgamento. Na verdade, elas servem como um meio para conscientizar a pessoa que ela pode estar merecendo ser castigada por seus pecados, e que, portanto, deve estar motivada a re-pensar suas atitudes, e pedir misericórdia a D'us.

A ave é então morta de acordo com o procedimento halachico.

É costumeiro substituir as aves por dinheiro, que é posteriormente doado aos pobres. Alguns doam as próprias aves aos pobres. Outros fazem todo o ritual com dinheiro, recitando as rezas e doam o dinheiro para obras de caridade.


Fonte: Chabad.Org

Nenhum comentário:

Postar um comentário