quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sucot - Significado e Celebração




Qual o Significado de Sucot

Sucot significa "cabanas". Durante 40 anos vagando pelo deserto, nós vivemos em Sucot. Nós somos ordenados (confira em Vaikra 22:33-44) neste feriado a fazer da Suca nossa residência principal: comer, dormir, estudar Torá e passar nosso tempo nela. Se for muito incômodo ficar na Suca - por motivo de chuva ou coisas do gênero - então a pessoa esta liberada.

Dependendo das condições climáticas, tentamos, no mínimo, comer na Sucá. Também somos ordenados a agitar os Arbaat Haminim, as 4 Espécies, que têm muitos significados místicos e profundos, entre eles: que o Todo-Poderoso controla todo o mundo, os ventos, as forças naturais e tudo o mais; e que todos os judeus estão interligados como um único Povo, sejam eles pecadores ou santos, sábios ou ignorantes.

A Mitzvá de habitarmos a Sucá nos ensina a confiar em D'us.
 
Todos nós temos a tendência a pensar que nossas posses, nosso dinheiro, nossos lares ou nossa inteligência nos protegerão. Na Sucá estamos expostos à natureza, numa cabana temporária. Viver numa Sucá coloca a vida em sua verdadeira perspectiva. Nossa história tem provado isto. 







Nossa fé precisa ser somente em D'us. 



Sucot é chamada de Zman Simchateinu, a época de nossa alegria. Alegria é diferente de felicidade. Felicidade é estarmos satisfeitos com o que temos. Alegria é o prazer de anteciparmos um bem futuro. Se confiarmos em D'us e acreditarmos que tudo o que Ele faz é para o nosso bem, conheceremos então grandes alegrias em nossas vidas!


 

Sucot é um dos 3 Festivais (Pessach e Shavuot e Sucot), quando a Torá ordena a todos os que moram em Israel a deixar seus lares e virem a Jerusalém, celebrar a festividade no Templo Sagrado. Nos últimos 2.000 anos, desde a destruição do Templo Sagrado, estivemos incapacitados de cumprir esta Mitzvá.

O Significado dos Arbaat Haminim
Uma das mitzvót (mandamentos) especiais de Sucot são os Arbaat Haminim, as Quatro Espécies (etrog, lulav, hadass e aravá), Agitá-las para os 4 pontos cardeais, para cima e para baixo. Um dos significados destes movimentos é que D'us esta em todo lugar. Entretanto, por que justo estas 4 espécies foram designadas para esta Mitzvá? 



Nossos rabinos nos ensinam que estas 4 espécies simbolizam 4 tipos de judeus: o etrog tem fragrância e gosto, representando aqueles Judeus que estudam Torá e praticam boas ações. O lulav (ramo de palmeira) tem sabor, mas não tem cheiro, representando aqueles Judeus que estudam Torá mas não fazem bons atos.  

O hadass (ramos de mirta) tem cheiro mas não têm sabor, simbolizando aqueles Judeus que fazem boas ações mas não estudam Torá. Finalmente, as aravot (ramos de salgueiro) não têm nem sabor nem cheiro, representando os Judeus que não estudam Torá nem praticam boas ações.

Que fazemos em Sucot?

Unimos estas 4 espécies, ou seja, unimos e reconhecemos cada Judeu como parte integral e importante do Povo Judeu. Se apenas um estiver faltando, a Mitzvá estará incompleta. 

Nosso Povo é um. Precisamos fazer tudo que pudermos para unir o Povo Judeu e para fortalecer o futuro judaico! 

Chag Sameach

Fonte: Meor HaShabat Fax


Nenhum comentário:

Postar um comentário