quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Free Gilad Shalit



 Os 1934 dias do cativeiro de Gilad Shalit estão chegando ao fim!

O soldado israelense está a cinco anos em cativeiro em Gaza após o sequesto pelo grupo Hamas. Netanyahu disse ontem que em poucos dias o jovem será libertado e entregue a sua família. Governo israelense vai libertar vários prisioneiros em troca do soldado. Espero que o Hamas cumpra a sua parte no acordo!


SETEMBRO 2006
Relatórios emergem de Israel e os palestinos de progresso nas negociações para a libertação de Shalit. Dezenas IDF prisões de líderes do Hamas na Cisjordânia, que o Hamas diz que estão a ser utilizados como "moeda de troca" em um negócio de futuro para a sua libertação

Outubro 2006
A proposta do Qatar para um acordo de reconciliação Fatah-Hamas inclui um governo de união palestino que iria libertar Shalit . Noam Shalit faz passeata com um recorte do rosto do seu filho - soldado israelense Gilad Shalit.

Dezembro 2006
Noam Shalit libera uma carta para seu filho no jornal palestino Al-Quds, que é publicada em Jerusalém. "Nosso filho Gilad, ficar forte, não quebra"

Janeiro 2007
Funcionários do Hamas dizem que houve progresso significativo em contatos em uma troca de prisioneiros, envolvendo então chefe de inteligência egípcio Omar Suleiman

Agosto 2007
Depois de um congelamento de seis semanas, as negociações entre Israel e Hamas são renovadas, com mediação egípcia. Quatro meses depois, na sequência de uma proposta nova Hamas, uma linha irrompe entre israelenses negociador Ofer Dekel e Shin Bet Yuval Diskin chefe sobre a libertação de prisioneiros "com sangue nas mãos".

Junho 2007
Captores de Shalit lançar um tapoe de áudio na qual o soldado é ouvido implorando a govermnetn israelenses para trazer de volta para casa

Abril 2008
O líder do Hamas Khaled Meshal poltical está vivo e sendo bem cuidada. Em junho do mesmo ano, na véspera de um acordo de Hamas e Israel para acalmar as tensões, as petições da família Shalit Supremo Tribunal contra ela, mas a petição é rejeitada.

Junho 2008
A família Shalit recebe a última das três cartas de Gilad, que não foi permitida a visita da Cruz Vermelha.

Dezembro 2008
Israel lança Operação Chumbo Fundido na Faixa de Gaza. No final dos combates cerca de três semanas depois, a família recebe a notícia de Shalit através de um mediador francês que Gilad está vivo.

Fevereiro 2009
O gabinete israelense concorda em condição a abertura das passagens em Gaza sobre a libertação de Gilad. Vários dias depois, Israel mãos Hamas uma nova lista de prisioneiros que está disposto a troca do soldado, que Hamas rejeita.

Março 2009
Para assinalar o Dia Gilad 1000 em cativeiro, os movimentos da família Shalit em uma tenda de protesto em frente a residência do primeiro-ministro em Jerusalém. O governo liderado por Ehud Olmert novamente não consegue chegar a um acordo, apesar de os últimos esforços. Um comunicado divulgado pelo Hamas na sequência do fracasso nas negociações afirma que Israel tinha "pé frio". Contadores Israel, alegando que o Hamas "endureceu sua posição e voltou em entendimentos alcançados durante o último ano e fez exigências extremas."

16 jun 2009
O ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter dá Hamas uma carta para sua família de Gilad. Após seu encontro com o primeiro-ministro do Hamas Ismail Haniyeh Carter diz que recebeu a impressão de que Gilad está vivo e bem.

Outubro 2009
A gravação de vídeo é liberado em que apela Shalit sua família e da PM para libertá-lo do Hamas cativeiro.

Dezembro 2009
Ministros de topo, conhecido como Fórum de Sete, convocar para discutir acordo sobre Shalit projecto. Shalit protestos da família na frente de Gabinete do Primeiro Ministro, mas a reunião termina sem nenhum resultado.

Abril 2010
Noam Shalit envia uma mensagem pessoal à chefe do Hamas Khaled Meshal pedindo-lhe para aprovar última oferta de Israel.

Maio 2010
Vice-chefe do Hamas Mousa Abu Marzuk acusa o mediador alemão de detalhes escondidos do Hamas e de viés. Ele anuncia um congelamento nas negociações continuaram, culpando Israel para o interromper.

Quatro anos após a captura de Shalit embarca sua família em uma grande marcha de sua casa em Mitzpe Hila a Jerusalém. Milhares de pessoas acompanham os membros da família.

Netanyahu, abordando protesto alargamento, advertiu de repetir os erros do passado no que diz respeito aos negócios troca de prisioneiros, dizendo:. "Israel está disposto a pagar um alto preço para a liberação de Gilad Shalit Mas não pode dizer: '. A qualquer preço" Essa é a verdade e eu estou dizendo isso aqui. "

Abril 2011
Top Shalit negociador Ofer Deke é substituído pelo Haggai Hadas.

Junho 2011
Netanyahu diz que pretende pressão prisioneiros do Hamas e que "a festa acabou para terroristas em prisões israelenses."

Julho 2011
Em um comício marcação cinco anos desde que Shalit foi levado cativo, os membros da família Shalit criticar Netanyahu para a falta de progresso das negociações. "O dano que Netanyahu está fazendo a Israel, por não salvar o soldado Gilad Shalit é maior do que uma lesão à moral nacional." 

Agosto 2011
Relatos da mídia afirmam Meshal chegou ao Cairo para discutir o acordo sobre Shalit, sem qualquer avanço significativo. Os lados são supostamente fazendo a ponte entre suas respectivas demandas.

Outubro 2011
Netanyahu: Shalit será a casa em questão de dias. 


Comemoração na tenda de protesto por Gilad

Noam and Aviva Shalit in the protest tent on Tuesday (Photo: Ohad Zwigenberg)

http://www.haaretz.com/news/diplomacy-defense/1934-days-in-captivity-from-gilad-shalit-s-abduction-to-a-prisoner-swap-deal-1.389452

Nenhum comentário:

Postar um comentário