segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Moshe Dayan



. Militar e político israelense.

. Primeira criança nascido em Deganya - Um kibbuts de Israel.

. Responsável pelas mais importantes vitórias de Israel nas guerras contra seus vizinhos árabes: A Guerra dos Seis Dias.



. Iniciou a carreira militar na guerrilha judaica que combatia os árabes.

. Preso durante dois anos pelas autoridades britânicas, liderou depois as forças judaicas da Palestina que combateram a França na Síria. Perdeu então o olho esquerdo e passou a usar um tapa-olho.

. Na luta pela independência (1948), comandou a região militar de Jerusalém. Com a fundação do estado judeu, passou a chefiar as forças armadas (1953) e planejou e liderou a bem sucedida invasão da península do Sinai (1956), o que lhe valeu a reputação de grande comandante militar.

. Eleito para o Knesset, o Parlamento de Israel, foi nomeado Ministro da Agricultura (1959).

. Ministro da Defesa (1967), comandou a vitoriosa Guerra dos Seis Dias e passou a exercer crescente influência na política externa. Seu prestígio declinou quando o Egito e a Síria atacaram Israel de surpresa e desencadearam a vitoriosa guerra do Yom Kippur (1973).

. Arquitetou os futuros acordos de paz de Camp David, os primeiros que se firmaram entre o governo israelense e um país árabe.

. Ministro do Exterior do governo Menachem Begin, quando os acordos de Camp David foram assinados (1979) por Egito e Israel.

. Morreu em Tel Aviv em 1981.

Fonte:http://www.netsaber.com.br/biografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário