domingo, 29 de janeiro de 2012

Tributo a Kazimierz Smolen



Sobrevivente do Holocausto morreu no 67º aniversário de libertação de Auschwitz
Kazimierz Smolen, de 91 anos, sobrevivente ao campo de morte de Auschwitz, morreu exatamente no dia em que há 67 anos o campo foi libertado pelo exército russo. 


No dia histórico da libertação, celebrado por todo o mundo civilizado, este sobrevivente morreu num hospital da cidade polaca de Oswiecim, de onde partiam as ordens dos alemães nazis para as operações nos campos de morte de Auschwitz-Birkenau, durante a Segunda Grande Guerra Mundial.  

 

Nascido em 19 de Abril de 1920 na cidade polaca de Chorzow Stary, Smolen era um polaco que se envolveu na resistência antinazi, tendo sido preso pelos alemães em Abril de 1941 e levado para Auschwitz num dos primeiros "carregamentos" em massa de prisioneiros. 






Ele saiu do campo no último transporte de prisioneiros evacuados pelos alemães em 18 de Janeiro de 1945, nove dias antes da sua liberação.

Dois anos após o final da Guerra, Auschwitz-Birkenau tornou-se um museu  Smolen serviu como diretor, entre 1955 e 1990. Após a sua aposentadoria, ele continuou a viver na cidade, assistindo frequentemente às cerimônias em memória da libertação do campo.





As notícias dão conta que a sobrevivência de Smolen se deveu à sua boa condição física e "muita sorte", e que ele certa vez explicou que a sua decisão de voltar ao campo para o administrar era uma forma de honrar os que ali morreram, cerca de 1 milhão e meio de pessoas, na maioria judeus.

Fonte: http://shalom-israel-shalom.blogspot.com/2012/01/sobrevivente-do-holocausto-morreu-ontem.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário