sábado, 7 de janeiro de 2012

Descoberta arqueológica em Jerusalém


“Uma nova interpretação está sendo apresentado para a inscrição em um objeto de barro pequena, apenas uma semana depois de ter sido apresentado como o primeiro encontrar arqueológicos para confirmar o testemunho escrito de práticas rituais no Templo de Jerusalém.

O objeto, descoberto em uma pesquisa arqueológica no canto noroeste do Monte do Templo, foi inicialmente pensado para ler "Daka LeYa", que significa "puro a Deus" em aramaico.

O Prof Ronny Reich, da Universidade de Haifa e Dr. Eli Shukron da Autoridade de Antiguidades de Israel disse a uma conferência de imprensa na semana passada que este era um selo usado para marcar os objetos usados ​​no Templo como ritualmente puro, e que tal um selo é mencionado na Mishna.

Mas o professor Shlomo Naeh do Talmud da Universidade Hebraica acredita que a inscrição poderia ser lida de forma diferente. "Eu estava sentado com o meu filho e olhando para a fotografia, e em um momento de intuição, eu percebi que poderia ser", disse ao jornal Haaretz.

Naeh acredita que o objeto também está relacionado com a adoração do Templo e pureza, mas lê a inscrição de forma diferente, como "um Leyehoyariv Dakar" - Dakar em aramaico significa carneiro e um está para aleph, o primeiro dia da semana, quando a ordem sacerdotal de Yehoyariv estava de plantão no Templo.

Assim, o objeto foi usado na adoração no Templo, mas não como acreditam Reich e Shukron que foi. Para garantir a pureza de sacrifícios de animais oferecidos no Templo - e para manter um monoply econômica, os peregrinos tinham que comprar as suas ofertas no Templo. Eles deram dinheiro para um tesoureiro que iria trocá-lo por um símbolo inscrito com o tipo de sacrifício que tinha comprado e a data.
Naeh sustenta sua teoria com um verso Mishnaic citando a existência de tais fichas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário