quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Hebraico no currículo escolar brasileiro



O primeiro contato com idioma hebraico causa sempre uma ?


Mas comigo foi bem diferente, eu me apaixonei logo no primeiro instante. Fiquei olhando as letras, ouvindo o som e desejei ardentemente no meu coração aprender hebraico.





 
Segurei firme aquela folha de papel que meu pai trouxe da sua aula e depois rabisquei algumas vezes tentando encontrar a fórmula para acertar o desenho de cada letra. Mas era difícil.  Procurei então professores que me ensinassem, escolas, mas não havia, pois apenas as escolas teológicas ensinavam hebraico. 




Não desisti! Um amigo que fazia faculdade achou proveitoso ensinar um grupo pequeno de alunos o que cursava e passou a dar aulas de hebraico. Depois fui para o curso numa escola na Tijuca, depois no Poço de Jacó, mas muitas vezes, ficava horas estudando sozinha, revendo lições, decorando musicas... Agora estou aqui com uma novidade que li num site e fiquei muito feliz porque as próximas gerações não terão tanta dificuldade para aprender hebraico como eu tive. E falando sério... Que riqueza de material didático e a diversidade... Amei! 

“A presidente Dilma Rousseff assinou nesta quinta-feira decreto que celebra acordo entre os governos de Brasil e Israel na área de educação. Os dois países estabeleceram promover ensino do hebraico no Brasil e do português em Israel. O texto prevê também pesquisa relativa ao Holocausto e inclusão desse tema nos currículos escolares.






Outra decisão foi a inserção nos livros didáticos de conteúdo sobre as consequências negativas do antissemitismo, da intolerância, do racismo e da xenofobia. Será realizado intercâmbio entre estudantes, professores e pesquisadores dos dois países e distribuição de bolsas de estudos. 






O acordo foi assinado em 2008, aprovado pelo Congresso em 2010 e publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário