segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PRIMEIRO CONGRESSO SIONISTA



DISCURSO DE ABERTURA - 29 de agosto de 1897 - 

Basiléia - Suíça


 Theodor Herzl
 

"Como sou um dos organizadores deste Congresso, me foi dada a honra de lhes dar as boas vindas. O farei com poucas palavras visto que cada um de nós deve ter o cuidado de não desperdiçar os preciosos minutos do Congresso. Temos três dias para realizar trabalhos de muita importância. Colocaremos a primeira pedra do edifício que um dia se converterá em Lar da nação judaica. 

A causa é tão grande que devemos falar dela em termos mais simples. Julgamos que nestes três dias nos será apresentado um amplo informe sobre o problema judaico na atualidade. A matéria, de dimensões gigantescas,  se dividirá entre nossos informantes..."

Essas foram as primeiras linhas do discurso de abertura do Primeiro Congresso Sionista realizado na cidade de Basiléia, Suíça, que contou com a presença de 204 delegados de 15 países, todos vestidos a caráter conforme instruções de Herzl. Um grande público de judeus e não judeus  recebeu Theodor com aplausos e o Congresso começou com relato sobre a situação dos judeus em várias partes do mundo. Ele mesmo já denunciava que o antissemitismo faria suas vítimas

Parecia que Herzl estava prevendo o que aconteceria décadas depois com a eclosão da 2ª Grande Guerra, tamanho o empenho que se dedicou a aconselhar que os judeus precisavam de uma pátria e que aquela aparente situação poderia mudar. 

O seu livro Um Estado Judeu publicado em Viena em 1896 foi recebido com espanto, mas em alguns países como na Rússia, o livro circulava clandestinamente alimentando o sonho de outros judeus. Alguns chegaram a comparar Herzl com Moisés. Outros, entretanto, achavam absurda a idéia do, até então, consagrado jornalista brilhante.

 (Imagem da edição atual do livro em portugues)





O congresso criou a Sociedade dos Judeus e aumentou a filiação ao movimento sionista. Em seu diário, Herzl declarou: “em Basiléia fundei o Estado Judeu. O sonho que o acompanhava aonde quer que fosse seria alimentado por outros até se tornar realidade.

 No encerramento do Congresso Sionista, foi executada a canção Hatikvah – A Esperança – de Naftali Imber. Mas tarde, essa canção se tornaria o Hino Nacional de Israel (1948). A epigrafe que ficou famosa dizia “Se quiseres não será uma lenda...” Herzl esteve na Palestina para uma nova audiência aonde desembarcou emocionado, pois quando se falava de um lar para os judeus naquele território dizia: “nossa inolvidável pátria histórica”.  Mas ele não pode ver o seu sonho se realizar pois faleceu aos 44 anos de idade. A colina Har Herzl guarda a sepultura do pioneiro sionista.

 Em uma das últimas frases do seu livro deixou uma esperança: “os judeus que o quiserem terão o seu Estado”. Em 29 de novembro de 1947 a ONU aprova a partilha da Palestina em dois estados, um judeu e um árabe, quase 50 anos depois do Congresso.  
 
E em 14 de maio de 1948, nascia o Estado de Israel.



Marion Vaz

29/08/2011

Ver todo discurso http://www.chazit.com/cybersio/israel/congresso.html
 


Um comentário:

  1. Theodor Herzl foi um grande homem e este discurso foi um dos mais importantes da história judaica.
    Seu blog é muito bom.
    Abçs
    Nina

    ResponderExcluir