sábado, 13 de agosto de 2011

Simulação em computador mostra como Moisés abriu o Mar Vermelho



“Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se seco, e as águas foram partidas. 
E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; 
e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda”.   
 Êxodos 14.21-22


O site Coisas Judaicas mostrou uma reportagem muito interessante sobre um dos milagres descritos no livro de Êxodos: A travessia de Israel pelo meio do Mar Vermelho. Esse episódio também foi um verdadeiro mistério para a ciência durante muitos anos. Em seu livro:  E a Bíblia tinha razão, Werner keller já mencionava os efeitos da Natureza e narrou os fatos com muita propriedade. Muitos religiosos chegaram a aconselhar as pessoas a terem cuidado ao ler o livro para não desacreditarem nos milagres contidos na Bíblia. Eu achei o livro bem interessante.
O importante é que a própria Palavra de Deus refere-se a um forte vento oriental soprando sobre o mar. Não vejo razão nenhuma para o Criador dos céus e da terra não usar a Natureza, obras de suas mãos, para realizar milagres.
Foi o que cientistas do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas descobriram no ano passado. Através de um programa de computador e diversas simulações, comprovaram a  teoria de que fortes ventos teriam empurrado as águas e "aberto" o  Mar Vermelho para os judeus. O estudo destina-se a apresentar um cenário possível de eventos que, de acordo com a Bíblia, ocorreu há mais de 3.000 anos.


As simulações de computador mostram que um forte vento leste noturno, de mais de 100 km por hora, que durasse mais de 12 horas, poderia ter empurrado a água ao longo do mar.  Assim um caminho teria se aberto, permitindo que as pessoas andassem com segurança mesmo que em lodaçais. Quando o vento abrandou, as águas retornaram ao seu estado normal. 



 
Eles descobriram que um vento de 63 km/h, com duração de 12 horas, teria empurrado as águas de 6 metros de profundidade. Este fato teria exposto sapais, durante quatro horas, criando uma passagem de 3, 2 km de comprimento e 5 km de largura.














Dar explicações físicas para um milagre! - Foi isso que Carl Drews e Weiqing Han do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas (NCAR), da Universidade do Colorado (EUA), disseram ao criar um modelo que simula por computador como o movimento do vento descrito no Antigo Testamento. O trabalho foi publicado na revista científica PLoS ONE.




Nenhum comentário:

Postar um comentário