quarta-feira, 12 de maio de 2010

Yom Yerushalaim - Dia de Jerusalém



Israel comemora hoje Yom Yerushalaim – Dia de Jerusalém, por ocasião do 43º aniversário da anexação da zona leste da cidade por Israel, ocorrido na Guerra dos Seis Dias.




“Durante a tarde, milhares de pessoas, em sua maioria judeus religiosos nacionalistas, sairão às ruas com bandeiras israelenses no centro de Jerusalém com destino ao Muro das Lamentações, na Cidade Velha, um dos locais sagrados do judaísmo.”





“Em virtude de uma "lei fundamental" da Knesset (Parlamento unicameral) aprovada em 30 de julho de 1980, Israel considera que toda Jerusalém é sua "capital indivisível e eterna", incluindo a zona leste, de maioria árabe, conquistada durante a guerra árabe-israelense de junho de 1967”.


O Jornal Haaretz exibi uma matéria para auxiliar os turistas nesta aventura por diversos pontos importantes e históricos da cidade. Mercados coloridos repletos de guloseimas, frutas e verduras estimulam o apetite.


Na Cidade Velha o visitante para no tempo para reviver um pouco da história carregada de significado religioso






Outro local de igual importância é a Via Dolorosa que como um “guia passo a passo” mostra a história de Jesus a caminho da crucificação.







Um passeio ao Muro das Lamentações oferecemos-lhe a chance de lutar pelo direito para encontrar uma rachadura no local mais sagrado do judaísmo, no qual você pode oferecer suas orações.





O Museu de Israel mostra uma infinidade de obras de arte. Nas exposições, o visitante se deslumbra com objetos da época moderna e artefatos históricos que datam mais de 4.000 anos.

O Museu do Livro guarda os manuscritos do Mar Morto.




Parques, vistas panorâmicas do knesset, cafés e outros mil lugares para se deslumbrar, não só com a cultura e a história do povo, como também visitar os ambientes dos modernos bairros da cidade.







Para os que, como eu, ainda não estiveram lá, resta-nos participar dessa grande festividade através da Internet e mover os lábios numa sincera oração:

Hashaná Havaa Ierushalaim

No próximo ano em Jerusalém!






Marion Vaz

FOTOS: http://www.jerusalemshots.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário