quinta-feira, 20 de maio de 2010

SHAVUOT













O Festival de Shavuot (também conhecido como o Festival das Semanas) é um dos Regalim Shelosh (os três festivais de peregrinação). Quando havia o Primeiro e o Segundo Templos, até o ano 70 da Era Comum, muitos judeus viajavam a Jerusalém três vezes por ano, levando oferendas e suprimentos para a celebração. As três ocasiões eram Pesach (Páscoa), Shavuot e Sucot


Shavuot tornou-se uma comemoração da Revelação da Torá no Monte Sinai. É conhecido como o momento da entrega da Torá (a Outorga da Torá) e é comemorado como o momento histórico em que Israel entrou em uma aliança com Deus.

Shavuot tem significado histórico e agrícola. Agrícola, porque comemora o momento em que os primeiros frutos foram colhidos e levados ao Templo, e é conhecido como Hag ha-Bikkurim (o Festival das Primeiras frutas - Primícias). Historicamente, comemora a entrega da Torá no Monte Sinai, e também é conhecido como Hag Matan Torateinu (o Festival da entrega da nossa Torá).

O período da Páscoa ao Shavu'ot é um momento de grande expectativa. Contamos com cada um dos dias a partir do segundo dia de Páscoa até ao dia anterior Shavu'ot, 49 dias ou sete semanas completo, daí o nome do festival. A contagem nos lembra da conexão importante entre a Páscoa e Shavu'ot. A Páscoa nos libertou da escravidão física, mas a entrega da Torá no Shavu'ot redimiu-nos espiritualmente da nossa escravidão à idolatria e imoralidade. Shavu'ot também é conhecida como Pentecostes, porque cai no dia 50º, no entanto, não tem nenhuma semelhança com Shavu'ot. Mas é um dia especial como feriado cristão de Pentecostes.


http://www.jewfaq.org/holidayc.htm
http://scheinerman.net/judaism/shavuot/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário