sexta-feira, 7 de maio de 2010

Fé a serviço do país - Medinat Israel


A Força Aérea de Israel tomou a liderança na mobilização de judeus ortodoxos para preencher cargos técnicos.




Após anos de estudos em yeshivot, casarem e terem filhos, jovens haredi começam a pensar no futuro e o desejo de se entrosar com a tecnologia tão largamente difundida no país, levam ao serviço militar. Embora acredita-se que a maioria não vá seguir a carreira, porque "o serviço militar não faz parte do meio ultra-ortodoxo no qual eles cresceram" é uma oportunidade de aprender uma profissão, mesmo que seja tão simples como começar a “copiar e colar” numa tela de computador.

"Aprender a jogar em um computador é mais fácil do que aprender Gemara. Diz um soldado haredi das Forças Armadas de Israel, após entrar para o exército.

Outra vantagem importante que é que o exército fornece aos recrutas bases ortodoxas como comida kasher e direito de fazer suas orações.

"Ouvi dizer que pessoas como nós, são bem tratados e as ferramentas para ser soldados regular, com alimentos que tem um certificado de kashrut e consideração especial das nossas necessidades...” Afirma um deles.

“Este ano, o IDF recrutou 400 yeshivot para as faixas de natureza técnica no Projeto Shahar (sigla em hebraico Haredi Service). Há mais 500 homens no batalhão da Brigada Nahal paramilitares da ortodoxia, que está comemorando os 10 anos desde a sua criação”.

Fonte: Jornal HAARETZ, 07/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário