terça-feira, 29 de março de 2011

Tefilah junto ao Kotel



Existe uma necessidade espiritual do homem espiritual no homem de viver em comunhão com o seu Criador. A oração é o melhor meio de entrar na presença de Deus.

No primeiro livro da Bíblia (Gênesis 4.26) encontramos a afirmação de que após o nascimento de Enos, filho de Sete, neto de Adão, as pessoas voltaram a invocar o nome do Senhor.




Assim, no decorrer dos anos/séculos a história bíblicas revela homens que viveram, manter essa comunhão com Deus e nos deixaram esse legado de buscar a face do Senhor. Em diversos textos essa advertência: “invocai o Senhor...” é a forma de incentivar o homem a viver uma vida de oração.

É no Muro Ocidental, em Jerusalém, que durante anos foi denominado Muro das lamentações, que encontramos um símbolo religioso no qual as pessoas encontram respostas as suas petições.

Seja qualquer hora do dia ou da noite, seja inverno ou verão, debaixo de sol ou chuva, centenas de fiéis se colocam junto aos enormes blocos de pedra para invocar as bênçãos do Eterno Deus de Israel. Em suas brechas são colocados pedaços de papéis contendo pedidos e agradecimentos.




Para minha surpresa descobri o Twitter The kotel. O site tem a finalidade de levar a oração do internauta até o Muro Ocidental. O serviço gratuito é feito por voluntários que imprimem os pedidos e cautelosamente levam até Jerusalém para e colocam nas brechas do Muro.

Assim, se você ainda não teve a oportunidade de estar na Cidade Santa, pode ter seu pedido de oração no Muro Ocidental e ter a certeza que Deus vai responder seus pedidos.



Interessante notar que qualquer pessoa que visite Jerusalém, seja de qualquer religião, seja por curiosidade ou por fé, procura sempre colocar o Muro Ocidental no roteiro turístico e a pessoa, mesmo que professe fé diferente da judaica, se propõe a orar e colocar seu pedido nas brechas como símbolo de fé e confiança no Deus de Israel.


Antes da sua reabilitação por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, o local servia de depósito para incineração de lixo. Para os judeus desde a Unificação de Jerusalém, o Muro Ocidental tem sido lugar de adoração e oração.





Quando as legiões do imperador Tito destruíram o templo, só uma parte do muro exterior ficou em pé. Tito deixou este muro para que os judeus tivessem a amarga lembrança de que Roma vencera a Judéia (daí o nome de Muro das Lamentações).


Os judeus, porém, atribuíram-no a uma promessa feita por Deus, segundo a qual sempre ficaria de pé ao menos uma parte do sagrado Templo como símbolo da Sua aliança perpétua com o povo judeu.



Os judeus têm orado frente a este muro durante os derradeiros dois milênios, crendo que este é o lugar acessível mais sagrado da Terra, já que não podem ir ao interior da Esplanada das Mesquitas, que é o Monte do Templo.

Entre as petições dos judeus estão ferventes súplicas a Deus para que regresse à terra de Israel, o retorno de todos os exilados judeus, a reconstrução do Terceiro Templo e a chegada da era messiânica com a chegada do Mashiach.




Marion Vaz


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Muro_das_Lamenta%C3%A7%C3%B5es

Nenhum comentário:

Postar um comentário