domingo, 6 de março de 2011

Moacyr Scliar - O Exército de um homem só

Este romance escrito por Moacyr Scliar, publicado em 1973 foi traduzido para mais de 10 idiomas.

O livro relata a saga de Mayer Guiznburg, um judeu que chegou a Porto Alegre ainda menino, vindo da Rússia. Ele se transforma em Capitão Birobidjan, uma espécie de Don Quixote do bairro do Bom Fim, em Porto Alegre, e tenta construir Nova Birobidjan, uma utopia socialista, apesar de tudo e de todos que se opõe a ele, incluindo seu pai que o queria rabino.



Moacyr Scliar fez também um belíssimo comentário de introdução no livro O Estado Judeu de Theodor Herzl(edição 1998), contando parte da história dos judeus. Ao resgatar a essência do sentimento nacionalista de Herzl e sua luta por um espaço físico para a realização do seu sonho de Eretz Israel, nos dá a nítida impressão de que Theodor era realmente "um Exército de um homem só"

Scliar que morreu por volta da 1h do dia 27 de fevereiro de 2011, aos 73 anos, de falência múltipla dos órgãos, deixa saudades e uma cadeira vazia na ABL - Academia Brasileira de Letras. No entanto, com a publicação de mais de setenta livros, entre crônicas, contos, ensaios, romances e literatura infanto-juvenil deixa uma herança imprescindível para a Literatura brasileira.

Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário