sábado, 7 de julho de 2012

Israel – de Norte a sul


O Norte

Tsafon em hebraico, é delimitado a oeste pelo Mar Mediterrâneo. A cidade fortificada de Acre que viu os últimos Cruzados deixando a Terra santa. O panorama exuberante a partir do Monte Carmelo, com vista para os jardins da comunidade bahá'í persa e para a baía de Haifa. Rosh Hanikra é um miradouro sobre o Líbano.

Banias (Cesaréia de Filipe), no sopé do Monte Hermon que se eleva a 2800 m, é também um local   surpreendente.












Culturas intensiva e as plantações diversas ao longo da estrada anunciam seus kibbutzim e a proximidade ao lago de Tiberíades. No Yadernik os cristãos rezam .

Uma visita tranquila a Golan é essencial. A aldeia talmúdica de Katsrin, as vinhas verdejantes que crescem em um solo vulcânico traz ao visitante momentos de reflexão. Terminando com uma incrível vista do Monte Bental na Síria para se guardar na memória.


Em Gamla os judeus resistiram até o fim. O rabino compilou o Michna em Tsipori e toda a região é rica em antigas sinagogas, como Beit Alfa.










A cidade sagrada de Safed, berço da Cabala, está localizado em frente ao Monte Meron, onde está enterrado o rabino Shimon Bar Yohai. O vale de Hula é um paraíso para as aves migratórias durante a sua viagem pela África, Ásia e Europa.


O centro

Mercaz em hebraico, reúne em torno de Tel Aviv, fundado em 1909, a mais densa a área metropolitana de Israel, com quase 3 milhões de pessoas vivendo em uma faixa de 14 km.




Jaffa

Os fundadores da Cidade Branca, estilo Bauhaus, realizaram aqui o sonho sionista em dunas de areia, ao pé da cidade e o antigo porto de Jaffa.










Em Tel Aviv David Ben Gurion, sob o fogo do inimigo, declarou a total Independência do Estado de Israel 50 anos depois do sonho de Theodor Herzl. 









As cidades portuárias de Dor, Ashdod e Ashkelon passaram por vários impérios: os egípcios, os filisteus, os gregos, os romanos e os cruzados, mas hoje pertencem a Israel. 





Herodes, chamado o Grande, construiu uma cidade em Cesaréia sobre as dunas e o maior porto artificial na zona do Mediterrâneo. Ao antigo hipódromo e o antigo teatro vale a pena uma visita para um show inesquecível a céu aberto. Lembramos que Rabi Akiva foi martirizado ali, assim como os primeiros cristãos em outras épocas.

A cidade de Zichon Yaakov foi construída em terreno adquirido pelo Barão de Rothschild para os primeiros imigrantes que tenham arado e visto florescer o país.


Ao Sul 
Darom em hebraico é limitado ao longo do vale Arava pelo Mar Morto, calmo e cor de azul-turquesa. É o mais salgado de qualquer lugar do mundo, quase seis vezes mais salgado que o oceano. É 422 m. (1385 pés) abaixo do nível do mar e é o ponto mais baixo do mundo.

Em suas águas refletem as montanhas de Moabe e do deserto de Judá, que se escondem em suas gargantas, mosteiros, nascentes e cachoeiras, como Guedi Ein. Este é o local onde Davi encontrou um refúgio, fugindo da ira do rei Saul. 
Em Qumran, os rolos essênios guardaram seus segredos no mesmo hebráico que falamos hoje.












                 Documentos que estão expostos hoje no Museu do Livros em Jerusalém.




Massada, a fortaleza, em que guerrilheiros judeus resistiram as legiões romanas após a destruição do Templo. Agora, jovens em todo o mundo e recrutas IDF decretam: ''Massada não cairá pela segunda vez''.


Na trilha do Nabatean, camelos fazem paradas em cidades escondidas. O deserto é pontilhada com árvores de acácia até Beer Shev'a, a cidade de Abraão, e Ramon Mitzpe. Pode se ter uma vista sobre a maior cratera do mundo o que descobrimos como um livro aberto da geologia. Em Sde Boker, Ben-Gurion encontrou a paz de alma.

No extremo sul do país, as montanhas que desaguam na Baía de Eilat, mancham o mar vermelho para dar seu nome. O show de peixes tropicais, corais e golfinhos vai deixar você com um eterno sorriso.


Jerusalém

Yerushalaim em hebraico - seu nome soa como um símbolo, uma aspiração, um sonho e uma promessa de paz e plenitude. 


A cerca de 900 m de altitude, com visão para o deserto de Judah, Abraão amarrou seu filho Isaque sobre uma pedra - um alicerce no qual surgiria mais tarde, a cidade de Jerusalém. Foi o nosso rei Davi que conquistou a velha Jabus transformando-a na capital de seu reino e seu filho Salomão construiu o Primeiro Templo, bem ali no Monte Moria. 

Após o exílio babilônico e a destruição romana, a parede ocidental ou Kotel ressoou no coração dos judeus como uma promessa de retorno. Visitando a cidade de David, dos quais o Tunel de Ezequias desvia água do Guihon fonte na cidade, é inesquecível e refrescante.

O Monte das Oliveiras contempla a cidade moderna, as paredes e portas da cidade velha, as cúpulas das mesquitas, sinagogas e igrejas e quatro diferentes bairros muçulmanos, cristãos, judeus e armênios. 

Andando sobre o Cardo, da Via Dolorosa ao Santo Sepulcro ou das ruas herodianas para os portões, combinamos o passado com o presente.




O Knesset, menorah e seu jardim de rosas estão localizados frente ao cemitério militar no Monte Herzl e o olhar se estendendo até Yad Vachem, o museu memorial do Holocausto.

Fonte: http://rimonim-israel.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário