terça-feira, 17 de julho de 2012

Cesareia



Cesareia localiza-se na costa do Mediterrâneo entre Tel Aviv e Haifa.

Fundada pelo Rei Herodes no século I a.E.C., na localização de um porto comercial fenício e grego denominado Torre de Straton, Cesareia foi assim denominada por Herodes em homenagem ao imperador romano César Augusto. A cidade foi detalhadamente descrita pelo historiador judeu Flávio Josefo.

As escavações arqueológicas durante as décadas de 50 e 60 revelaram remanescentes de muitos períodos e, particularmente, o complexo de fortificações da cidade cruzada e o teatro romano.

Durante os últimos 20 anos, importantes escavações realizadas por numerosas expedições de Israel e do exterior expuseram impressionantes vestígios da grandiosidade esquecida da cidade.

Cidade Romana

O templo da cidade, dedicado a César Augusto, foi construído sobre um pódio elevado diante do porto. Uma ampla escadaria conduzia do píer ao templo. Foram erigidos edifícios públicos e esmeradas instalações de entretenimento, segundo a tradição imperial. O palácio do Rei Herodes situava-se na parte meridional da cidade.

No ano seis da era comum, Cesareia tornou-se a sede dos procuradores romanos da Província Judá e nela se instalou o quartel-general da 10ª Legião Romana. Nos séculos II e III a cidade se expandiu, tornando-se uma das mais importantes da parte oriental do Império Romano, sendo classificada como "Metrópole da Província da Síria-Palestina".

Cesareia desempenhou um importante papel na história do Cristianismo e conforme descritos no livros do NT, aconteceram fatos importantes como o batismo do centurião romano Cornélio e as viagem pelo Mediterrâneo oriental de Paulo. Ali ele foi aprisionado e enviado a Roma para julgamento.



O teatro fica situado bem no sul da cidade foi a primeira das instalações romanas de entretenimento construídas em seu reino. Ali encontraram uma pedra, com partes de uma inscrição mencionando Pôncio Pilatos, Procurador da Judéia e o Tiberium (edifício em homenagem ao Imperador Tibério), que ele construiu.

O anfiteatro, na costa meridional da cidade, foi mencionado também por Flávio Josefo. Era orientado no sentido norte-sul e media 64 x 31 m. Quando foi construído, na época de Herodes, tinha cerca de 8.000 lugares; no século I E.C. foram acrescentados mais lugares, aumentando sua capacidade para 15.000 espectadores.

O aqueduto, que garantia um abundante suprimento de água, foi construído no período herodiano; foi posteriormente reparado e aumentado para conduzir um canal duplo, quando a cidade cresceu. O aqueduto superior tem início nas fontes localizadas a uns 9 km a nordeste de Cesareia, no sopé do Monte Carmel.


Cesareia Bizantina

Durante este período bizantino a cidade  tornou-se um importante centro cristão. Orígenes, padre da Igreja, fundou uma academia cristã na cidade, com uma biblioteca de 30.000 manuscritos. No começo do século IV, o teólogo Eusébio, que foi bispo de Cesareia. Cercada por uma muralha de 2,5 km de comprimento, que protegia os bairros residenciais construídos fora da cidade romana, a cidade contava com uma população cristã e suas numerosas igrejas, mas também haviam comunidades judaicas e samaritanas, que construíram belas sinagogas.

Os remanescentes de uma sinagoga do século V foram encontrados na praia, ao norte do porto. O edifício retangular está virado para o sul, na direção de Jerusalém. Entre os detalhes arquitetônicos encontrados em suas ruínas há capiteis com entalhes de Menorot (candelabros), uma coluna com a inscrição Shalom e partes de uma inscrição em hebraico com a lista dos vinte e quatro sacerdotes do Templo de Jerusalém.

Cesareia Árabe

Em 639, Cesareia foi conquistada pelos árabes e sua importância e população declinaram. As áreas urbanas foram abandonadas e substituídas por terraços para agricultura. A cidade árabe estava cercada, no século X, por uma muralha de 3 m de espessura, cujos remanescentes foram encontrados durante as escavações.

Cesareia dos Cruzados

Em 1101, o exército franco comandado pelo Rei Balduíno I conquistou Cesareia. Esta se tornou a sede de um bispado e, além dos francos, nela se estabeleceram também cristãos orientais e muçulmanos. Os genoveses encontraram na cidade um vaso de vidro verde e declararam tratar-se do Santo Graal, o cálice usado por Jesus na Última Ceia. Ele foi levado a Gênova e colocado na Igreja de S. Lourenço.

Cesareia foi capturada por Saladino em 1187, após um curto cerco. Foi reconquistada em 1191 por Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra, que exilou os habitantes muçulmanos.

Frente à crescente ameaça muçulmana, Luís IX, Rei da França (que foi posteriormente canonizado), restaurou e fortificou Cesareia em 1251-52. Uma majestosa muralha, de 4 m da espessura cercava a cidade, que cobria uma área de mais de 16 hectares. A cidade era protegida ainda por um declive, por torres e um fosso de 10 m de profundidade e o acesso era através de portões, sendo o principal localizado na muralha oriental.

 Para se chegar a essa porta principal, por acesso indireto, passava-se por uma ponte construída sobre arcos, sustentados por pilares no fundo do fosso. A sala do portão quadrada tinha um teto abobadado em forma de cruz, sustentado por consolos decorados com motivos florais. Estas impressionantes fortificações foram descritas detalhadamente pelos cronistas da época dos cruzados.

A Cesareia cruzada chegou ao fim em 1265, quando o sultão mameluco Baybars atacou a cidade. Depois de um curto cerco, os defensores cruzados perderam a esperança e evacuaram a cidade. Os conquistadores mamelucos, temendo um retorno dos cruzados, derrubaram completamente as fortificações da cidade.

Cesareia Atual – A cidade é visitada diariamente por turistas de Israel e todo o mundo como um majestoso sítio arqueológico aberto. Pode-se visitar o teatro do período romano, o palácio do Rei Herodes, o anfiteatro e muito mais. Pode-se também atravessar o fosso, entrar na cidade cruzada restaurada e contemplar o porto de cima do pódio.



Restaurante s e cafés fornecem excelentes refeições para todos que desejam desfrutar de uma bela vista ou apenas relaxar a beira mar.




Fonte: Livro Israel – Guia Ilustrado e Lembranças. Ed. Palphot Ltda. Herzila, Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário