terça-feira, 21 de junho de 2011

Faixa de Gaza - Controle total do Hamas



Não me surpreende que notícias como esta que afirmou que o bloqueio a Gaza,  feito por Israel fortaleceu a política e a popularidade do grupo Hamas, influenciem na opinião pública contra Israel. 

Quando a culpa pelo que vem acontecendo com os refugiados palestinos que vivem na Faixa de Gaza, que compõem cerca de 70% da população e são os principais afetados pela situação, deve-se a total falta de poder do próprio governo palestino que se omite diante das necessidades da população e os deixou a mercê do grupo terrorista.

Nessas circunstâncias, o setor público, controlado pelo Hamas, tornou-se o principal empregador da população da Faixa de Gaza onde o índice de desemprego é um dos maiores do mundo, chegando a 45%.  Segundo o relatório da agência da ONU, dos 1,5 milhões de habitantes da Faixa de Gaza, apenas 190.365 trabalham e a maioria deles é empregada pelo governo do Hamas.




Então não adiante colocar a culpa em Israel e proclamar aos quatro cantos que foi o bloqueio que levou ao empobrecimento geral da população de Gaza. Pois o próprio relatório afirma que “Durante esses cinco anos de bloqueio, a maioria dos bens de consumo no território foi trazida de fora para a Faixa de Gaza por intermédio de centenas de túneis escavados em direção ao Egito. De acordo com o relatório do Centro Peres, com a "economia dos túneis", empresários ligados ao Hamas controlam o comércio da Faixa de Gaza e cobram taxas que, por sua vez, financiam a atividade das forças de segurança da organização”.

Interessante citar que todo armamento do Hamas é alimentado por seus parceiros, para que diariamente, bombardeiem as cidades de Israel. Por que o dinheiro utilizado nessas “campanhas militares”  não supre a necessidade dos habitantes de Gaza? Porque estamos lidando com terroristas!?  

No dia 28 de maio o Egito abriu a fronteira de Rafah para entrada e saída de palestinos da Faixa de Gaza. A medida, no entanto, não vislumbra o trânsito de mercadorias.

Nessa confusão toda, aonde encontramos as Autoridades Palestinas? Fazendo campanha para criar um estado palestino dentro de Israel! Se eles não conseguem controlar um pedacinho de terra daquele tamanho de Gaza, imagine o que os grupos terroristas não vão fazer na Cisjordânia??  E quando tudo estiver um caos adivinhe em quem colocarão a culpa?? 

Mesmo com o território sob controle israelense já acontecem tantas ameaças e atentados contra Israel, imagine perder o controle da fronteira com a Síria e Jordânia? Além do que, o presidente do Irã vai ter acesso direto com milícias terroristas e vai ser muito mais fácil "entupir" o recém formado estado (caso isso aconteça) de misséis para por em prática o tão sonhado plano de "varrer Israel do mapa" com constantemente anuncia! 


Então não haverá argumentos, para impedir que Israel se defenda, e aí sim, teremos a Terceira Guerra Mundial através da Mídia e D-us nos guarde de uma mortandade! Então, em setembro, é melhor cortar o mal pela raiz!


Marion Vaz


Nenhum comentário:

Postar um comentário