sábado, 14 de abril de 2012

Enormes Esculturas nas ruas de Israel




Essa matéria me chamou a atenção por causa dos  Mitzvot. Em tempos antigos a menor inflação era tida como pecado de idolatria e muitas vczes no decorrer da História Israel sofreu o castigo por causa da adoração a ídolos:  “Não farás para ti imagens de escultura...”

Hoje Israel mantém a sua crença no D-us vivo e qualquer outra ideia é repugnada como vimos na matéria dos carteiros que se omitiram de sua função ao perceberem que havia prospéctos cristãos a serem distribuídos a judeus em várias regiões do país.

Mas os bonecos gigantes espalhados pelo país, que aqui são disposto como diferencial para propaganda e marketing, a excessão do tamanho, são tão inofencivos quando qualquer outro objeto que poderia ser usado. 
 
Ao citar o versículo bíblico acima em hipótese alguma quis insinuar que os mesmo servem como ídolos ou que Israel estivesse inflingindo uma de suas leis. Não! A ideia é fazer comparação com as diferenças sociais e religiosas que sofremos no decorrer dos anos.

Haja vista essa incoerência no que diz respeito as crenças. O que é errado para uma, é formalmente lícito para outra. As pessoas se atropelam em ofensas na “defesa” de suas ideologias. E assim o mundo caminha a passos largos para a perdição? O que eu sei é que "alguns", queiram ou não, estão incluídos nesse “mundo”.

Com relação ao Estado de Israel, o país acompanha as mudanças socio-culturais e governamentais a fim de estar no mesmo nível dos demais países. Foi assim no passado e não seria diferente agora. Apesar de alguns judeus ortodoxos inflamarem contra os seculares, a maioria dos judeus compreende a necessidade de manter suas tradições religiosas.

Uma matéria no jornal Haaretz afirmou que a “maioria secular” era apenas um mito! Concordo. Não se pode fugir do progresso, ou fazer vistas “grossas” a melhorias que podem trazer um bem enorme a população, mas em hipótese alguma, os israelenses podem deixar de dar importancia a vida religiosa.

Mas em nome do “progresso” temos que fazer concessões em alguns aspectos, e isso acontece em todos os lugares do mundo, ou quase todos. Em nome da paz, da liberdade de expressão, da liberdade religiosa, o Estado de Israel praticamente abriu suas portas a pessoas do mundo inteiro e fez do Turismo um excelente fundo financeiro.

Assim, bem nesta época festiva do Pessach, observamos a quantidade de pessoas que visitaram Israel, principalmente os cristãos, que por ocasião da Páscoa comemoram a morte e ressurreição do fundador do Cristianismo.

Na parte antiga de Jerusalém, mas precisamente no bairro cristão onde se tem Igreja nos lugares históricos e importantes para relacionadas a vida de Jesus, fieis se propuseram a orar e cantar em razão de sua fé. Interessante essa política interna que dá liberdade aos fieis de todo mundo nesse contexto tão inflamado pela partidarismo religioso de "outros" povos.

Mas voltando a razão de nosso artigos, vários bonecos gigantes podem ser vistos no arredores de cidades que já fazem parte do cotidiano dos israelenses como nos conta Gideon Levy em sua matéria no jornal Haaretz:

“Desde então, muitos monumentos foram erigidos mais no país e agora eles são o dernier cri em esculturas ao ar livre. Não existe uma cidade ou um bairro, uma cidade ou uma metrópole sem uma praça redonda e uma escultura ao ar livre de mármore, ferro, arenito, latão, bronze ou plástico. 

Às vezes parece que a reputação de um prefeito é medido pela quantidade de estátuas que erige em sua cidade. O prefeito dá uma ordem, as curas curador, o concurso fica emitido, o artista começa a trabalhar - e bingo, outra escultura.”




 
Gulliver, no shopping Sharonim, o santo tabernáculo de Hod Hasharon.
Foto por: Alex Levac

 





Um colorido de metal Theodor Herzl fica em silêncio em uma calçada na entrada de Herzliya, apoiando o queixo barbudo em um anúncio de rua para para o filme "The Hunger Games". Se você digitalizar algum código em uma embalagem de chiclete sem açúcar, você recebe um bilhete grátis, o anúncio diz. Yuval Mahler é o artista que criou este Herzl, e a mensagem que acompanha o sinal parece falar por si: "Não há nenhuma realidade maior do que isso." A visão tornou-se uma realidade.

Alguma distância ao nordeste de lá, Weizmann Boulevard, em Ramat Hasharon tornou-se linha estatuária na única aldeia morango agricultura: "Enfrentar meu Pai (Jogo de Xadrez)," bronze, Zvi Lachman, "Dagon" de ferro, Motti Meller (com a ajuda de Dalia e Hurvitz Eli) e "Cabeça Grande", de ferro, David Gerstein.




Herzl e do anúncio de 'The Hunger Games ".
Foto por: Alex Levac





 













Há uma exposição de esculturas em frente ao poço do moshava, que também servia como uma estação de comunicações nos dias de o metro Haganah pré-estado. Agora, três trabalhadores árabes, dois deles de Israel e um deles sudanês, estão trabalhando em desmantelamento espetáculo artista Sergio Lerman, chamado "Valores", ao longo da avenida lá.

 "As pessoas são diferentes uns dos outros, mas iguais uns aos outros" - esta declaração em um sinal também está sendo desmantelado. A avenida tem que ser habilitados para a cerimônia no Memorial Day.

Do outro lado da avenida de esculturas de pé, em silêncio, o memorial de mármore para os filhos de Ramat Hasharon, totalizando cerca de 200, que caiu nas guerras de Israel, com a inscrição "Eles foram mais ligeiros do que as águias, eles eram mais fortes do que os leões" (2 Samuel 1:23). Uma placa de mármore lista menor a cidade está caído em atos de terror e oito nomes, incluindo o de militar e de direita, político Rehavam Ze'evi. Uma escultura muito misteriosa fica na entrada da cidade: na memória do juiz Adi Azar ", cuja vida foi interrompida porque ele era um juiz." A cobertura do prédio por trás dele está à venda.

A escultura em praça de Nes Tziona, tendo uma placa de metal com o nome do escultor.

 

Foto por: Alex Levac

 



A cidade de Or Yehuda não é menos esculpidos, mas sua semelhança com Ramat Hasharon termina aí. A estrada de acesso principal é decorado com pássaros de metal - cegonhas de gesso-de-rosa, ou talvez eles são flamingos - em cada poste de eletricidade, e transborda para Dino Rokach Square. 

O primeiro Dino Rokach foi um dos fundadores da cidade e também o fundador da Taverna Dino (glatt comida kosher disponível se solicitado com antecedência), que tem vista para a praça. Seu neto, também chamado de Dino Rokach, agora é gerir a taverna, que está rodeado por inúmeros outros restaurantes e lanchonetes, igualmente lendários e autêntico. O monumento na praça tem grande borbulhante cachoeiras, crocodilos de poliéster, aves aquáticas e pedras.

As praças que se seguem no nosso tour exibir para os residentes de Or Yehuda uma grande variedade de estátuas de animais ao ar livre. No primeiro: um rebanho de cabras pastando num prado. O próximo é já outra coisa: uma manada de vacas pastando num prado. Ao lado de uma das vacas está um sinal de alerta: "Este site é protegido por câmeras de segurança," para que alguém roçar uma vaca ou duas. 

A empresa responsável é chamado Hadaikan - que significa "alguém meticuloso." Um receptáculo de lixo gigantesca ao lado do rebanho é transbordante. Há também um flamingo (ou cegonha), na esquina da Haim Bar-Lev e Yigal Allon, e só há praça em uma cidade que não tem nem uma escultura, nem uma pintura: No Gabi Ashkenazi Square, dedicado apenas recentemente, há uma azeitona árvore. Um real.



O Nez réplica Tziona das esculturas Moai.
Foto por: Alex Levac

Na esquina da rua Herzog e presidente First Street, em Rehovot: Merkava Square. Uma escultura enorme pedra está no seu centro, mostrando um lado do tanque de mesmo nome, em tamanho natural, e uma cama de outra flor. A barriga do tanque sobe para o céu, sua anca é afundado no chão. A obra foi erguida em homenagem ao major-general Israel Tal, criador do Merkava. Com vista para o tanque no coração do bairro são apartamentos onde os cientistas do Instituto Weizmann vivem.

Um pouco ao norte de lá, no meio de uma praça no Nes Tziona, uma mão enorme pedra sobe para o céu, segurando um buquê de ferro colorido das flores. O nome do escultor, Moshe Haimovich, é gravado em uma placa de metal sob esta grande escultura ao ar livre e ao lado dela é o seu número de telefone. A praça com a mão e as flores, também, agora está decorada com bandeiras de antecedência do Dia da Independência..."





Merkava Square, em Rehovot.
Foto por: Alex Levac

Assim, se você for a Israel e se deparar com essas esculturas enormes saiba que elas nada tem haver com os ídolos que eram erguidos nos outeiros em épocas passadas. Aproveite para tirar fotos e guardar as lembranças dessa inesquecível viagem.


Marion Vaz

Um comentário:

  1. Sei que existe uma enorme escultura,de metal-ferro batido,do escultor,pintor e arquiteto polones-brasileiro,Izrael Szajnbrum,numa colina na Galileia-Israel.Tinha em meu poder uma foto,enviada pelo proprio,meu amigo.Mas,infelizmente,a perdi.Não consigo encontra-la pelo Google.Sera que voce sabe algo sobre esta escultura?
    Adolfo Berditchevsky

    ResponderExcluir