terça-feira, 3 de abril de 2012

Pessach - Pascoa Judaica



Pessach (que em hebraico significa passagem), cuja festividade celebra e recorda a libertação do povo de Israel do Egito, conforme narrado no livro do Êxodo. De acordo com a tradição, a primeira celebração de Pessach ocorreu há 3500 anos, quando de acordo com a Torá, D-us enviou as dez pragas sobre o povo do Egito. Antes da décima praga, o profeta Moisés foi instruído a pedir para que cada família hebreia sacrificasse um cordeiro e molha-se os umbrais (mezuzót) das portas, para que não fossem acometidos pela morte de seus primogênitos.

Chegada a noite, os hebreus comeram a carne do cordeiro, acompanhada de pães ázimos e ervas amargosas (como o rábano, por exemplo). À meia-noite, um anjo enviado por D-us feriu de morte todos os primogênitos egípcios, desde os primogênitos dos animais até mesmo os primogênitos da casa do Faraó.

Então, o Faraó, temendo ainda mais a Ira Divina, aceitou liberar o povo de Israel, o que levou ao Êxodo. Como recordação desta liberação, e do castigo de D-us sobre Faraó foi instituído para todas as gerações o sacrifício de Pessach.Pessach é hoje uma festa central do Judaísmo e serve como uma conexão entre o povo judeu e sua história. Antes do ínicio da festa, os judeus removem todos os alimentos fermentados (chamados chametz) de seus lares e os queimam. Não é permitido permanecer com chametz durante a Pessach.

Os objetos de chametz são escondidos, e outros, passíveis de um processo de casherização são mantidos, os utilizados para cozinhar passam pelo fogo, e os de comidas frias passam pela água.

A festa de Pessach é antes de tudo uma festa familiar, onde nas primeiras duas noites (somente 1 para quem está em Israel) é realizado um jantar especial chamado de Sêder de Pessach. Neste sêder a história do Êxodo do Egito é narrada, e se faz as leituras das bençãos, das histórias da Hagadá, de parábolas e canções judaicas. Durante a refeição, come-se Matzá (pão ázimo) e ervas amargas, e utiliza-se roupa de sair para lembrar-se do "sair apressado da terra do Egito".

http://www.israel3.com/modules.php?name=News&file=article&sid=893

Nenhum comentário:

Postar um comentário