sábado, 17 de março de 2012

Biblioteca Nacional de Israel



A Biblioteca Nacional de Israel foi fundada em 1892 e possuiu mais de 5 milhões de livros. Está localizada no campus Givat Ram da Universidade Hebraica de Jerusalém. A Biblioteca tem uma das maiores coleções judaicas e hebraicas do mundo.

A necessidade de modernizar e atualizar os tesouros da biblioteca por um complexo processo de digitalização.










Como parte de um projeto de revitalização da Biblioteca Nacional, o Estado de Israel investiu cerca de 200 milhões de dólares para transformar a biblioteca em um dos maiores arquivos online do mundo e o mais importante patrimônio histórico do país. Milhares de livros, manuscritos, mapas, jornais e horas de material de áudio e vídeo estão passando por esse processo.

Mas, um novo lar da biblioteca será construído no Complexo Nacional em Jerusalém, perto do Knesset e em frente ao Museu de Israel. O prédio deve estar pronto em 2016.








Cerca de 200.000 visitantes vão à biblioteca todo ano para usar a coleção, e 300.000 usam o catálogo digital. Agora a biblioteca espera que com a digitalização dos mais importantes manuscritos, um número estimado de 10 milhões de pessoas em Israel e no mundo todo use o seu armazenamento digital, e que 600.000 pessoas visitem o novo prédio.

A Biblioteca também disponibilizou online a coleção de arquivos teológicos escritos por Isaac Newton, o homem que revolucionou a Física e Matemática e também a Astronomia nos séculos XVII e XVIII.

O que muita gente não sabia era que ele também fez estudos a respeito da Bíblia deixando cerca de 7.500 páginas escritas a mão falando sobre teologia.










Sua obra sobre o tema é tão intensa que o curador da coleção de Ciências Humanas da Biblioteca Nacional de Israel, Milka Levy-Rubin, afirma que Newton era um cristão devoto, que abordou muito mais a Teologia do que a Física, e acreditava que a Bíblia fornecia um “código” para o mundo natural.

De acordo com ele Newton aprendeu a ler em hebraico e se aprofundou no estudo da Filosofia Judaica e também no misticismo da Cabala. O físico teria, inclusive, feito um cálculo sobre o fim dos dias se baseando no livro de Daniel projetando o apocalipse para 1260 anos depois que Carlos Magno se tornou o imperador de Roma, o que aconteceu no ano de 800 d.C., isso é, pelas contas de Isaac Newton o mundo deve acabar em 2060.

Os textos que foram digitalizados pela Biblioteca Nacional de Israel também contêm mapas que foram esboçados pelo estudioso para servir como apoio de suas pesquisas. “Ele declarou que os judeus mais cedo ou mais tarde iriam retornar à sua terra”, conta o curador da coleção.

Como os manuscritos foram parar em Israel?

A coleção comprada por Yehuda chegou na Biblioteca Nacional de Israel em 1969 e só em 2007 é que eles passaram a ser exibidos. Após a digitalização esses documentos poderão ser acessados por todo o mundo através da internet. 

Para acessar os documentos em inglês de Isaac Newton, clique aqui.


Com informações da tradução de Luis Gustavo Gentil da AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário