quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Faceglat: - Facebook em versão kosher


É uma espécie de Facebook em versão “kosher”, obedecendo as leis judaicas a rede social separa homens de mulheres.




O site "Facegalt" é uma nova rede social em versão kasher. Parece-se muito com o Facebook, mas separa os perfis dos homens e das mulheres para respeitar princípios religiosos do judaísmo. O site, que tem atraído cerca de uma centena de pessoas por semana, permite aos judeus religiosos compartilhar fotos e informações pessoais que não serão visualizadas pelo sexo oposto.

O Faceglat, disponível em hebraico e em inglês, foi lançado em Israel por Yaakov Swisa, um programador de 25 anos.

Ao entrar na página do Faceglat os internautas precisam optar entre "homem" ou "mulher", para depois ser redirecionado para a página do seu login. O nome escolhido para a rede social partiu da palavra "glatt", usada em referência aos mais altos níveis da kashrut. Além de dividir os sexos, a rede social também bloqueia anúncios indecentes e controla o uso de palavrões e conteúdo inadequado. Qualquer internauta que quebrar as regras é bloqueado.

"As pessoas que temem a D's e se preocupam com a educação dos seus filhos não podem tolerar os anúncios e imagens que se vêem regularmente no Facebook", disse Swisa. Além disso, o programador diz que conhece pessoas que se deterioraram espiritualmente por causa de todo o tipo de conteúdo que eram publicados no Facebook. Ele ainda não considera o Faceglat uma alternativa ao Facebook, mas sim uma opção mais "limpa" para aqueles que já estão lá.

Obviamente, o Facebook recusou-se a comentar esta nova rede social. Em 2009, também foi criada uma versão kasher do Google, o "Koogle", lançado em hebraica para os judeus ortodoxos, mas que deixou de funcionar por falta de acessos.



Fonte: http://www.pletz.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário