domingo, 18 de setembro de 2011

Energia Solar





Israel investe em tecnologias avançadas para captação de energia solar. As licenças foram concedidas a 40 mil metros quadrados de espaço no telhado para operações fotovoltaicas, em prédios privados, públicos, comerciais e áreas residenciais.

No Deserto de Arava, no Sul de Israel, os kibutzim iniciam uma verdadeira revolução.  Quem passa pelo local pode ver o gado e as plantações dividirem espaço com imensas placas de células fotovoltaicas e equipamentos de alta tecnologia. 

A  50 quilômetros ao Norte do balneário de Eilat, o kibutz Ketura inaugurou, em 22 de fevereiro, a primeira planta de energia solar de Israel. Com capacidade para produzir 9 milhões de quilowatts-hora por ano, ela será conectada ao sistema elétrico em setembro e abastecerá três kibutzim. 

Desenvolvimento das regiões desérticas de Israel

As comunidades agrícolas começam a se transformar em coletividades energéticas. É o primeiro passo para a realização do sonho do ex-premiê David Ben-Gurion: garantir o desenvolvimento das regiões desérticas, que compreendem 60% do território do país. 

“Existe espaço para apenas um primeiro-ministro, mas, para aqueles que fazem o deserto florescerem, há espaço para centenas, milhares e até milhões”, declarou Ben Gurion. 

Energia 100% verde e segura

O fenômeno representa ainda a semente da Iniciativa de Energia Renovável Eilat-Eliot, projeto arrojado que, até 2020, pretende tornar 10% do território israelense dependente exclusivamente de fontes de energia renovável. 20% do consumo de eletricidade de Eilat e da região Arava virá de fontes de energia solar disse um porta-voz do município Eilat.

“O Ketura Sun é feito de 18,5 mil painéis solares fotovoltaicos. Ele simboliza a transição da visão para a realidade” observa Cohen que estipula normas e tem acelerado o processo de intercâmbio com as autoridades. “Criamos o mapa da estrada para o sucesso solar!” - Comemora. 

Alguns levantaram dúvidas sobre as radiações solar e eletromagnética, mas, por meio de pesquisas, provamos que a produção desse tipo de energia é 100% verde e segura”.

Também no kibutz Ketura, outra tecnologia desponta como potencial alternativo de energia limpa:  O Verilite Verix 800 inclui dois conjuntos com 45 espelhos planos e uma torre com 18 concentradores da luz solar formados por células fotovoltaicas. 

Espelhos

“A energia é coletada a partir de uma grande área com espelhos normais e direcionada aos concentradores”, afirma Eyal Richter da Verilite Ltd. O resultado: um ganho 800 vezes maior em absorção energética do que os painéis comuns. O sistema pode obter até 4kW em uma área de cerca de 200cm². 














As Vantagens

“As vantagens são seu baixo custo, obtido pela combinação de coletores baratos (a cama de espelhos planos) com a conversão de alta tecnologia, e uma produção anual de mais eletricidade do que os painéis de silicone normais.” Comparado a um sistema fotovoltaico de silício, o Verix 800 geraria 30% mais eletricidade (em quilowatts-hora) em um ano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário