domingo, 10 de julho de 2011

17 DE TAMUZ


O dia 17 de Tamuz é um dia de jejum em memória à queda de Jerusalém, antes da destruição do Templo Sagrado. Marca também o começo do período das 3 semanas de luto, encerrado por Tishá BeAv.

O dia 17 de Tamuz é o primeiro dos 4 dias de jejum mencionados no livro Profetas. A intenção do dia de jejum é despertar nosso senso de perda com o Templo destruído – e a subsequente jornada do povo judeu pelo exílio.

A tristeza desses eventos nos ajuda em relação as deficiências espirituais que acompanharam esses momentos trágicos. Através do processo de "Teshuvá" - introspecção e o comprometimento em melhorar – temos o poder de transformar a tragédia em alegria. 

Na verdade, o Talmud diz que após a futura redenção de Israel e a reconstrução do Templo, esses dias de jejum serão dedicados a dias de festividades e regozijo. Conforme dito pelo profeta Zechariah: o dia 17 de Tamuz se tornará o dia de "alegria para a Casa de Judá, e banquetes festivos e alegres."

O QUE ACONTECEU NO DIA 17 DE TAMUZ?

Cinco grandes catástrofes ocorreram na história do povo Judeu no dia 17 de Tamuz:

1. Moisés quebrou as tábuas da lei no Monte Sinai – em resposta ao pecado do bezerro de ouro;

2. As oferendas diárias do Primeiro Templo foram suspensas durante o cerco a Jerusalém;

3. Foram abertas brechas nos muros de Jerusalém, antes da destruição do Segundo Templo em 70 a.e.c;

4. Antes da Grande Revolta, o general romano Apostamos queimou um rolo da Torá – abrindo precedentes para a terrível queima de livros judaicos através dos séculos;

5. Uma imagem de idolatria foi colocada no Santuário do Templo Sagrado - um ato de blasfêmia e difamação;


Nenhum comentário:

Postar um comentário