segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sucot e seus significados

 
 
 
Chag Sucot: celebração da Unidade Judaica
 
 

"E tomareis para vós, no primeiro dia, o fruto da árvore formosa- etrog, palmas de palmeira, ramos de murta e de salgueiro das ribeiras, e vos alegrareis diante do Eterno, vosso D'us, durante sete dias" (Levítico, 23:40).


Suca nas ruas de Jerusalém

 


SUCOT, A FESTA DAS CABANAS


Foto Ilustrativa
 
A festa de Sucot é caracterizada principalmente pela obrigação do povo judeu de habitar em cabanas. A sucá lembra as tendas (ou as nuvens celestiais) que serviram como habitação para nossos antepassados durante os 40 anos que passaram no deserto do Sinai, após o Êxodo do Egito.


ETROG, UMA FRUTA DIVINA



Assim, no primeiro dia da festividade de Sucot, cada pessoa deve adquirir para si as “Quatro espécies” (em hebraico, Arbaá Minim) – um etrog (fruta citríca), o lulav (ramo de palmeira), o hadás (ramo de mirta) e os aravot (ramos de salgueiro).


As quatro espécies de Sucot são comparadas, num Midrash,
simbolicamente, a quatro tipos de pessoas:
 

  • Etrog - tem sabor e aroma - simboliza os conhecedores (da Torá e das mitzvot) e praticantes (de boas ações), ou seja, os que sabem e fazem, unem teoria e prática;


  • Lulav - tem sabor mas não tem aroma - simboliza os que conhecem mas não praticam, isto é, quem sabe muito, mas na hora de fazer...;


  • Hadas - possui aroma mas não tem sabor - simboliza os que praticam (boas ações) mas não conhecem (Torá nem mitzvot); boas pessoas sem cultura ou conteúdo;


  • Aravá - não possui sabor nem aroma - simboliza os que não conhecem nem praticam? o tipo: não sei, nem quero saber...



  • A SUCÁ E SEU SIGNIFICADO


     
    “E falou o Eterno a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste sétimo mês, será festa das cabanas (Sucot), por sete dias, ao Eterno."

    A Torá refere-se a Sucot como 'a época de nossa alegria pois, além de ser uma das festas judaicas mais alegres, compensa a solenidade e a gravidade dos dias que vão de Rosh Hashaná a Yom Kipur.

    Fontes:

    http://www.morasha.com.br/conteudo/artigos/artigos.asp?idtipo=2&idsubtipo=10

    http://www.webjudaica.com.br/chaguim/textosFestaDetalhe.jsp?textoID=30&festaID=14


     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário