sábado, 27 de outubro de 2012

Renascimento Espiritual de Israel


Quando falamos do povo judeu e suas tradições, logo fazemos uma conexão com objetos religiosos como menorah, mezuza, kipa, tzitziot e outras particularidades pertencentes ao legado histórico e religioso que caracteriza os descendentes de Yaakov.

Mas essa semana me ocorreu outras características importantes que vem sendo expostas na própria vivência do povo, no dia a dia, no e principalmente no território  e em comunidades espalhadas pelo mundo.

Eu já escrevi sobre a cultura de parques em Israel e o como a população israelense utiliza esse espaço urbano para lazer entre as famílias. O artigo Israel Verde também nos mostra um conjunto de parques arborizados espalhados por todo o território.








Mas foi essa frase que ouvi: “Israel planta árvores!” dita por um personagem de um filme que me levou a escrever esse artigo. No enredo, três amigos de diferentes religiões se encontram em New York para feriado natalino, um deles era um rabino, e outro era um padre e uma jovem muito bonita.


O filme expõe o relacionamento a partir do respeito às diferenças, mas o sentimento forte entre o rabino e a moça cristã, passa a ser o motivo de diversas conversas entre eles. Nada de mais visto por um prisma comum, com uma única exceção: o rabino começa a se questionar sobre sua lealdade a religião judaica e fica dividido em relação ao próprio sentimento amoroso que nasceu em seu coração.

Numa dessas conversas com o amigo cristão, visto que a tal moça tinha se decidido ir embora para outra cidade pensando que o romance não tinha como dar certo, o amigo padre insiste com o judeu que ele deveria correr atrás da tal jovem e que fizesse disso (da luta pelo relacionamento) uma “guerra”.

Eu não me lembro porque o padre disse, mas o rabino respondeu que Israel faz diferente: Israel planta árvores! Parei! De repente minha alma foi inundada por uma mistura de sentimentos. Não por causa dessa passividade expressa na frase que até nos remete a períodos históricos, mas pelo fato de Israel plantar árvores com objetivos reais e precisos: Israel planta árvores com forma de renascimento pátrio e espiritual.

Essa semana o Primeiro Ministro de Israel falou publicamente sobre a “reconstrução” de Jerusalém, como foco principal de seu governo. Netanyahu declarou sua convicção da cidade como capital de Israel e que seu projeto para modernizar e edificar novos bairros são prioridades. Sem dúvida, a cidade cresceu muito nesses últimos anos e deve crescer ainda mais.
Essa conscientização nacional é também uma estratégia rica e poderosa que impõe as outras nações o respeito mútuo ao patrimônio histórico e nacional de Israel que é a cidade de Jerusalém. E não me importa o que os outros falem, pois a minha convicção é que  Jerusalém é a capital eterna e espiritual de Israel.

Voltando ao assunto de hoje, plantar árvores para reconstrução da nação foi o primeiro passo para o reflorestamento de áreas destruídas desde a Independência do país em 1948. 



As diferenças climáticas de uma região para outra não serviu de empecilho para que os “desertos” vissem o crescimento de mudas e todo tipo de vegetação. Isso também já foi matéria nesse blog. Chag Tu B’ Shvat é uma festa nacional em que cada pessoa, adulto ou criança, israelense ou visitante, pode cooperar com o plantio de mudas. 

Segundo sites de pesquisa o Fundo Nacional Judaico indica cerca de 240 milhões de árvores plantadas até esse ano.



A Avenida dos Justos é o local onde podemos ver árvores plantas para eternizar pessoas que deram sua contribuição positiva ao povo judeu.

Mas, foi por causa da entonação da voz do personagem do filme que me fez pensar naquela frase, dita até com certa satisfação pessoal.

“Israel plantar árvores” nos leva a diversos modos de conquistas, seja no sentido territorial, pessoal, sentimental, mas principalmente espiritual. 


אלון שבות


Falar sobre o renascimento espiritual de Israel parece até um absurdo, visto que a nação preservou toda a sua religiosidade apesar das adversidades. 



Mas se pensarmos bem, cada árvore plantada se conquista uma parte do território, cada árvore nos faz permanecer de pé, cada árvore faz renascer a esperança, a fé, e até mesmo o respeito às diferenças.

A cada fruto que colhemos dessas árvores em Israel, a cada floresta erguida podemos dizer que renascemos espiritualmente, pois criamos raízes na nossa terra!


Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário