sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Tributo a Ida Fink


A romancista israelense de origem polonesa Ida Fink, que dedicou toda a sua carreira literária à Shoah e que faleceu aos 89 anos (set/2011), nasceu em 1921 na Ucrânia, escapou da deportação após fugir do gueto de sua cidade natal de Zbaraz, escondeu-se durante todo o período de ocupação nazista e sobreviveu para dar a todos nós um exemplo de vida. Ida,  que partiu para eternidade não nos deixou órfãos, pois em cada página de seus livros há uma herança indescritível.

Em 1957 a jovem escritora foi para Israel, trabalhou no Yad Vachem - Memorial Shoah em Jerusalém, registrando os testemunhos de judeus fugitivos poloneses. A partir de 1971 passou a publicar seus livros, todos escritos em polonês, os quais fazem referência ao genocídio dos judeus na Europa, sofrimentos e traumas. Seus livros foram traduzidos para mais de dez línguas, entre elas o hebraico, valendo à escritora notoriedade além das fronteiras de Israel. Em 2007 foi tema de um documentário chamado “O jardim que flutuava”.

Ida Fink ganhou prêmios em todo o mundo e em 2008 recebeu o Prêmio de Israel, a mais alta premiação israelense. O blog Eretz Israel também deseja eternizar esse nome e rende tributo a mulher que tanto se dedicou no cumprimento de sua missão aqui na terra.


Marion Vaz


Nenhum comentário:

Postar um comentário