sábado, 7 de maio de 2011

Tzahal - Forças de Defesas de Israel


Haganah em junho/1948



As Forças de Defesa de Israel conhecidas comumente no país pelo acrônimo hebraico Tzahal, são as forças militares de Israel, que englobam suas forças terrestres, bem como a sua marinha e aeronáutica, e foram formadas durante a Independência do país.

No período entre 1948 e 1949, quando Israel enfrentou os exércitos dos países árabes, que não aceitavam o estabelecimento do Estado Judeu, as antigas facções armadas dos sionistas foram reunidas e aparelhadas com armas e munição fabricadas ilegalmente e também doadas por outros países, em especial a Tchecoslováquia.

Um dos personagens principais 
em defesa de Israel foi  Moshe Dayan (Maio/1915 - Outubro/ 1981)  
que na luta pela independência (1948) comandou a região militar de Jerusalém. 















Com a fundação do estado judeu, passou a chefiar as forças armadas (1953) e planejou e liderou a bem sucedida invasão da península do Sinai (1956), o que lhe valeu a reputação de grande comandante militar. Ministro da Defesa (1967) comandou a vitoriosa Guerra dos Seis Dias



Reunificação de Jerusalém - 1967


Soldados junto ao Muro Ocidental














"O Exército de Defesa de Israel acredita que tem o dever não apenas de defender o país, mas também de fortalecer os grupos e indivíduos mais fracos na sociedade israelense.
























O que um oficial pronto para combate no Exército de Defesa de Israel tem em comum com David Z., um senhor de 40 anos com uma severa desordem cognitiva, e Jacob M., um garoto pobremente educado, delinqüente de 16 anos? A resposta é que ambos vestem uniformes do Tzahal e realizam tarefas essenciais para o exército.


O conhecimento popular do Tzahal aponta para um exército altamente profissional, sem desperdício de força de batalha: é a espetacular vitória na Guerra dos Seis Dias, a ousadia do resgate do avião seqüestrado em Entebe, e mais recentemente a dura resposta ao terrorismo palestino  



Entretanto, esta imagem não considera uma qualidade única do poder militar israelense, uma qualidade que David e Jacob personificam. O Tzahal possui um lado mais suave e acolhedor. O exército acredita que tem o dever de fortalecer os grupos e indivíduos mais fracos do país, além de defender o país “















A Fé aliada do Exército, como nos tempos bíblicos            

                                                                                                           Aviação Israelense















 A vida pela pátria





Gilad Shalit - soldado israelense capturado em 2006 e preso em cativeiro até hoje.


Marion Vaz     









Nenhum comentário:

Postar um comentário