quarta-feira, 4 de maio de 2011

Uma Imagem que vale Seis Milhões de nomes


 
Quando li essa reportagem no Haaretz confesso que meus olhos ficaram cheios de lágrimas, pois sempre me emocionei ao ver essa foto quando lia algo sobre  o Holocausto e só a idéia do menino ter sobrevivido já me deixa feliz.
 
Dan Porat pesquisa para descobrir se o menino na foto icônica do Gueto de Varsóvia realmente poderia ter sobrevivido. O que ele aprende, e qual é seu significado?
Por Judy Maltz


Ele sobreviveu!? 
“A obsessão de Dan Porat com o "menino" começou em uma visita a Yad Vashem, em 2004. Ele passou  de pé perto de uma delegação estrangeira que visitava o museu quando o guia apontou para uma cópia de uma famosa foto e comentou: "Você sabia que a imagem conta uma boa história do Holocausto?  





Este menino sobreviveu. Após o Holocausto, ele estudou medicina, tornou-se um médico e vive em Nova York. Um ano atrás, ele emigrou para Israel”. 

Uma das imagens mais fortes e duradouros do Holocausto, a foto do garoto vestindo um casaco e boné com suas mãos erguidas em um gesto de rendição, com um soldado nazista apontando sua arma para ele por trás.
Franz Konrad, que levou  a maioria das fotografias que foram parar no Relatório Stroop, é de consenso comum ser ele o responsável por capturar a imagem do menino.  Antes de servir como documentarista pessoal Stroop, Konrad havia sido o oficial encarregado das chamadas "aquisições" no gueto, um eufemismo para a pilhagem sistemática dos judeus que lhe valeu o título não-oficial entre eles de "Rei do Gueto.

O escritor Dan Porat estava encantado, e de repente tornou-se obcecado em descobrir  a verdade. Assim começou sua busca pela história por trás da imagem icónica do menino aterrorizado com os braços erguidos no Gueto de Varsóvia (ou pelo menos  é onde a maioria de nós presumimos que foi tirada).  Em que circunstâncias foi a fotografia tirada? Será que o menino, de fato, sobreviveu?  E os outros judeus, homens, mulheres e crianças que estavam por perto? O que aconteceu com os soldados na foto?

Richard Raskin tentou explicar o que torna esta imagem em particular tão cativante. "Seria difícil imaginar uma fotografia", escreveu Raskin, - professor de estudos de mídia na Universidade de Aarhus, na Dinamarca  “em que os opostos foram mais exatos:  SS contra os judeus, perpetradores contra vítimas, militares contra civis, o poder contra o desamparo, as mãos com armas contra mãos vazias levantada em sinal de rendição, capacetes de aço contra bonés ou tampões macios, presunção contra o medo, a segurança contra o castigo, os homens contra mulheres e crianças".

Tentando explicar a sua própria preocupação com a foto,Dan Porat, que se especializou  em estudos do Holocausto na escola de educação na Universidade Hebraica de Jerusalém, escreve que,  o que intrigou foi "como um conjunto de homens só  viu na fotografia a heróica luta  contra a escória da humanidade, enquanto a vasta maioria da humanidade vê aqui a desumanidade do homem bruto".

Josef Blosche, o policial nazista apontando sua metralhadora para o menino, é a única pessoa na foto, cuja identidade foi estabelecida além de qualquer dúvida. Como um membro da polícia de segurança de Varsóvia, Blosche era frequentemente visto pairando em torno de Stroop nos últimos dias da insurreição, quando mais de 56.000 judeus foram lançados fora de seus esconderijos - a maioria deles ou foram mortos no local ou deportados para as câmaras de gás de Treblinka. Apelidado de "Frankenstein" pelos moradores do gueto, Blosche era conhecido por ser propenso  a atirar em crianças e mulheres grávidas.

Em seu livro: The Boy: A História do Holocausto,  Dan Porat dedica grande parte da sua obra a história de sobrevivente do Gueto de Varsóvia. Mas aqueles que esperam descobrir, de uma vez por todas, o que aconteceu com o menino podem ficar desapontado. Como Porat é incapaz de fornecer uma resposta conclusiva, ele afirma:  "Tal identificação é impossível".

Em sua busca para descobrir a verdade, Porat combina a pesquisa acadêmica tradicional com um pouco de jornalismo investigativo em seu livro. Mas Porat fez um grande trabalho de desenterrar informações sobre os nazistas ligados à famosa foto:  Stroop, Konrad e Blosche. E se serve de consolo, os três acabaram por ser julgado e executado pelos seus crimes.”

Se por um milagre o menino tenha mesmo se transformado em um homem, um médico e viajou para Israel, prefiro acreditar na palavra do guia turístíco do Museus Yad Hashem. Só assim teremos realmente  uma imagem que vale por Seis Milhões de Nomes.



Marion Vaz                   

Judy Maltz é uma escritora que vive em Tel Aviv. Ela é a produtora e co-diretor de  um documentário premiado sobre o Holocausto polonesa católica socorrista Francisca Halamajowa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário