quinta-feira, 19 de maio de 2011

"O Trabalho Liberta"


Entre 1940 e 1945, mais de 1 milhão de pessoas, a maioria judeus, foram mortas nas câmaras de gás de Auschwitz-Birkenau, ou morreram de fome ou de doença, enquanto eram forçadas a realizar trabalhos físicos no campo.




A placa que ficava no portão principal de Auschwitz, com o cínico slogan nazista Arbeit Macht Frei - o trabalho liberta foi roubada e cortada em pedaços em um assalto de 2009.







O roubo que ocorreu em uma noite fria em dezembro de 2009 chocou os sobreviventes do Holocausto e muitos outros, que estavam comprometidos com a preservação do local de Auschwitz-Birkenau para a memória das atrocidades que a Alemanha nazista cometeu  durante a ocupação da Polônia. Os ladrões não só cortaram em pedaços, mas também haviam dobrado e fraturado os tubos de metal.  Muitos dos componentes foram deformados e a superfície riscada e amassada.

O serviço de Conservação desse objeto do antigo campo da morte nazista disse ter trabalhado por quase um ano e meio na restauração, incluindo fotografar, analisar e, finalmente, soldar novamente todos os pedaços da placa que estava bastante danificada. Após mais de um ano de trabalhos foi quase restaurado ao seu estado original.



Uma réplica do sinal atualmente está em seu lugar.









Marion Vaz





Fonte: http://www.haaretz.com/jewish-world/notorious-auschwitz-sign-repaired-after-2009-theft-1.362550

Nenhum comentário:

Postar um comentário