domingo, 26 de setembro de 2010

Gueto de Varsóvia


O que restou do GUETO de Varsóvia (1a parte)


Conhecer Varsóvia, assistir a um recital de Chopin e peregrinar pelos caminhos do Holocausto foram os principais motivos que me levaram à Polônia.



Uma de minhas curiosidades era conhecer o que ainda restava do Gueto de Varsóvia, do qual há muito tomara conhecimento, com mais detalhes históricos através do livro do notável autor Leon Uris, que recomendo aos meus leitores (best-seller imperdível ligado à Segunda Guerra Mundial, editado repetidas vezes e que poderá ser encontrado nas principais livrarias brasileiras e portuguesas).

Sem ter uma pista de como e onde começar essa peregrinação, pensei em unir-me a uma turnê se o preço fosse acessível (ainda em casa, ao procurar na Internet, porém, descartara a idéia pelo preço além de minha possíbilidade). Ao informar-me na recepção do albergue (hostel) onde me hospedava, a moça rápida e simplesmente passou-me às mãos o folheto acima, Varsóvia Judaica. "E onde fica o Gueto de Varsóvia?", perguntei-lhe. "A um quarteirão à esquerda, saindo do albergue!", respondeu-me. "Tão perto!" exclamei animado, sem imaginar as longas caminhadas que me aguardavam...

Ler texto inteiro:
http://paulofranke.blogspot.com/2010/09/3-o-que-sobrou-do-gueto-de-varsovia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário