segunda-feira, 5 de abril de 2010

Povo da Aliança

אנשים לברית  

A história do povo de Israel está intimamente ligada ao seu D-us.

O povo da aliança como são chamados desde a antiguidade é o povo escolhido, separado pelo próprio D-us. D-us que estabeleceu um concerto perpétuo com o patriarca Abraão e suas futuras gerações. Uma história que pode ser lida no primeiro livro da Torah.



A partir da escolha de um homem encontramos uma rica e surpreendente história de fé, onde o Eterno passou a ser conhecido pelo nome de Todo Poderoso. Sob a liderança de Moisés, os hebreus conheceriam a Deus pelo nome de Senhor (Ex 6.3).

Um povo (Am Ehad), uma terra (Haaretz), um D-us único (Adonai), uma aliança (Brit) perpétua explicam o porquê dessa guerra contínua em sobreviver, em permanecer no cenário mundial como uma verdadeira e imponente nação.



As riquezas da história judaica podem ser extraídas de cada etapa de seu desenvolvimento espiritual, social e político, das características mais puras de sua religião à coragem, a fé, a obstinação e a determinação de um povo, pelos seus direitos, pela sua independência e pelo desejo de viver em paz, em sua terra, de “Dan a Beersheva” Golan, Neguev e Eilat e na terra de Tzion e Jerusalém.



Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário