terça-feira, 6 de abril de 2010

Movimento Sionista



Inspirados pela ideologia sionista de Theodor Herzl, milhares de judeus retornam ao país. O cultivo do solo e o florescer do trigo, renovam as esperanças de uma pátria para os judeus.

Levantam-se cidades e aldeias por todo território. Indústrias são estabelecidas e o desenvolvimento de diversos serviços comunitários prediz que a vida retoma seu curso.

O idioma hebraico que durante muito tempo ficou restrito a literatura e a liturgia passa a fazer parte da vida diária do povo.


O que é Sionismo?

“Sionismo é a convicção de que o povo judeu tem direito à liberdade e à independência política em seu lar pátrio. É o esforço emergente cujo objetivo é desenvolver e assegurar a existência nacional do povo judeu, na terra de Israel”



Fonte: Impresso/O que é Sionismo? Centro de Informações de Israel.


 
 
As Riquezas da História Judaica

 Eretz Israel tem a finalidade mostrar a história de um povo, trazer a memória textos bíblicos, mas vai além de um documentário. A obra mostra que a existência do Estado de Israel, com todos os seus costumes e suas tradições é o cumprimento da Palavra de Deus. A história relatada na Bíblia tem continuidade nos dias atuais.
 
Quando Deus chamou Avran para formar um povo (Am Echad) declarou:
 
"Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem"
Gênesis 12.3.

 
Conhecer Israel, seus costumes e suas tradições nos ajuda a conhecer o Deus de Israel e seus propósitos para aquela nação. Um povo, que embora odiado por muitos, resiste ao impacto das guerras e sobrevive da força que embala a alma e alimenta os sonhos:
 
                                       "... Viver em paz na terra de Sion e Jerusalém".
 
Eretz Israel apresenta palavras hebraicas para que o leitor possa associar o idioma ao povo judeu. Traz também histórias de personagens bíblicos que se tornaram símbolos de luta e esperança. Acontecimentos históricos como o de Massada. Opiniões de diferentes épocas, não por falta de material, mas pelo conteúdo e pelo impacto das informações. Um panorama geográfico que possibilita comparações com o período bíblico e os dias atuais e um capítulo inteiro sobre cultura judaica.    
 
Adquira na Editora PerSe

                                                     Você nunca mais será o mesmo!!


Marion Vaz
 

Um comentário: