segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Jerusalém

 



As pessoas costumam dizer que não há nenhuma cidade como Jerusalém. Há muito tempo se tem dito que Jerusalém tem duas naturezas: a "espiritual" e a "terrena". Algumas vezes os visitantes acham que seus elementos "terrenos" são iguais aos de qualquer outra cidade - talvez ainda mais; pois enquanto você caminha pelas ruas da Cidade Murada, mesmo nos seus locais sagrados, procurando os momentos espirituais que sempre imaginou ter, ocasionalmente você poderá ser empurrado pela multidão, que parece não ter o mínimo respeito pelo seu espaço!

 
 
Cidade Murada de Jerusalém


Mas é possível que o "respeito pelo espaço" tenha sido inventado em Jerusalém. Pois afinal, Deus disse sobre a cidade: "Aqui estará o meu nome!" (1 Reis 8:29). E você quer vir aqui porque quer estar no local onde a tradição diz que Abraão esteve um momento antes do anjo impedi-lo de sacrificar o seu filho, Isaque.
 
 
Monte do Templo
 
Você quer vir a Jerusalém porque no Monte das Oliveiras você pode ver a cidade estendida a sua frente, flutuando como uma visão inigualável. Você quer estar aqui para descer o Monte das Oliveiras e escutar os ecos das multidões gritando "Hosanas!". Você quer poder sentir a sua fé fortalecer enquanto reza sob as oliveiras antigas no Jardim do Getsêmani. Você quer estar em Gólgota e contemplar uma tumba vazia.
 
 
Jardim do Getsêmani
 
 
Você quer restaurar a sua visão, como o cego na Piscina de Siloam, onde todos os dias, sob as hábeis mãos dos arqueólogos, reconhecem as pedras daquele lugar. Você quer celebrar aqui, com o povo judeu, durante as festas bíblicas, a ascensão à Cidade Sagrada – Tabernáculo (Sucót)Páscoa (Pessach) e Pentecostes (Shavuót).

 
Kotel

 
Você virá porque quer aprender o que realmente é um "lugar sagrado". É aqui o melhor lugar para você reviver os momentos de quando Jesus andou por estradas como estas, carregando a cruz. Aqui você começa a entender como 2000 anos depois as multidões ainda se empurram para ter mais espaço, ainda ignoram as necessidades dos outros – ou se oferecem para ajudar a uma pessoa estranha, transbordando compaixão; os vendedores ainda competem pela sua atenção e o ar está cheio com os aromas de canela, mirra, coentro e sálvia. E é nesse momento que você entende o que é um "local sagrado". 
 
 
Torre de Davi
 

Porque isto é o que você busca, isto é o que lhe leva a Jerusalém, você verá que quando estiver aqui poderá se mover mais facilmente entre os reinos do material e do celestial, e fazer sua, a Cidade Santa.

 
 
Cidade nova de Jerusalém
 
 

Fonte:  http://www.goisrael.com.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário