quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Sucot - Significado e Celebração

 

 
Qual o Significado de Sucot e Como é Celebrada?

Sucot significa "cabanas". Durante 40 anos vagando pelo deserto, nós vivemos em Sucot. Nós somos ordenados (confira em Vaikra 22:33-44) neste feriado a fazer da Suca nossa residência principal: comer, dormir, estudar Torá e passar nosso tempo nela. Se for muito incômodo ficar na Suca - por motivo de chuva ou coisas do gênero - então a pessoa esta liberada da obrigação de habitar a Sucá. Dependendo das condições climáticas, tentamos, no mínimo, comer na Sucá. Também somos ordenados a agitar os Arbaat Haminim, as 4 Espécies, que têm muitos significados místicos e profundos, entre eles: que o Todo-Poderoso controla todo o mundo, os ventos, as forças naturais e tudo o mais; e que todos os Judeus estão interligados como um único Povo, sejam eles pecadores ou santos, sábios ou ignorantes.

A mitsvá de habitarmos a Sucá nos ensina a confiar em D'us. Todos nós temos a tendência a pensar que nossas posses, nosso dinheiro, nossos lares ou nossa inteligência nos protegerão. Na Sucá estamos expostos à natureza, numa cabana temporária. Viver numa Sucá coloca a vida em sua verdadeira perspectiva. Nossa história tem provado isto. Nossa fé precisa ser somente em D'us.
 
 
 

Sucot é chamada de Zman Simchateinu, a época de nossa alegria. Alegria é diferente de felicidade. Felicidade é estarmos satisfeitos com o que temos. Alegria é o prazer de anteciparmos um bem futuro. Se confiarmos em D'us e acreditarmos que tudo o que Ele faz é para o nosso bem, conheceremos então grandes alegrias em nossas vidas!

Sucot é um dos Shalosh Regalim, os 3 Festivais (os outros dois são Pessach e Shavuot), quando a Torá ordena a todos os que moram em Israel a deixar seus lares e virem a Jerusalém, celebrar a festividade no Templo Sagrado. Nos últimos 2.000 anos, desde a destruição do Templo Sagrado, estivemos incapacitados de cumprir esta mitsvá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário