sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Iom Kipur está chegando



Introdução

Os Dez Dias de Penitência culminam com Iom Kipur, o Dia do Julgamento. Observado no décimo dia de Tishrei com o dia mais sagrado do calendário judaico, ficou conhecido como o Sábado de todos os Sábados.

Origem

"E será um estatuto para sempre, entre vocês, que no sétimo mês, no décimo dia do mês, vocês deverão afligir suas almas, e não farão nenhuma forma de trabalho... Pois nesse dia, o julgamento será feito sobre vós, para limpar-vos de todos os seus pecados, vocês deverão estar limpos perante o Senhor. É um Shabat de descanso solene sobre vós..."
(Levítico 16:29-31)

"Vocês deverão afligir suas almas" é interpretado como dever de se abster de qualquer comida e bebida, através do jejum, neste dia.

Observância

A véspera de Iom Kipur, considerada um dia santo, traz sentimentos mistos de alegria e solenidade.

Este dia é marcado por generosas doações: o dinheiro usado na cerimônia de kaparot, remanescente das oferendas nos tempos do Templo, é doado para a caridade. Kearot (pratos) são colocados na sinagoga, como lembrete da assembléia de congregantes nos serviços vespertinos, já coberto com os Talitot (mantos de oração).

Neste período, o perdão é buscado daqueles que possamos ter magoado ou ferido, tanto propositalmente quando inadvertidamente, e a paz deve ser estabelecida entre as partes.

A refeição anterior ao jejum é festiva. Ao terminá-la, o pai, ou os pais, abençoam seus filhos.

 
 
Iom Kipur, o Dia do Perdão, é o aniversário do dia em que Moshe trouxe as segundas Tábuas da Lei do Monte Sinai (as primeiras foram quebradas quando Moshe viu o povo idolatrando um bezerro de ouro). Isto significou que o Todo-Poderoso havia perdoado o Povo de Israel por terem feito idolatria. Dali para frente, este dia foi decretado como o dia para o perdão de nossos erros.
 
Entretanto, isto se refere às transgressões entre o homem e D'us. Transgressões entre o homem e seu semelhante requerem que se corrija o erro e se peça perdão pelo prejuízo acarretado. Somente então é que pedimos desculpa a D'us por ter ofendido nosso semelhante.
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário