quarta-feira, 10 de abril de 2013

Yardenit no limite




A notícia que apareceu no Haaretz, jornal israelense, me chamou a atenção. A poluição das águas dos rios e mares é um problema ambiental que afeta várias partes desse nosso globo terrestre.

Aqui mesmo no  Brasil, a revista Amanhã do jornal O Globo traz a tona em suas reportagens o problema de poluição das baías, lagoas e rios. Apesar de o Brasil ser uma potência hídrica, apenas 6% da nossa água foi classificada de própria para consumo.

O descaso da própria população, a falta de saneamento básico, o despejo indevido de material tóxico tem sido apontado como os culpados pela contaminação de nossas águas nos levando ao caos e contribuindo para um mundo cada dia mais carente do elemento mais importante de nossa existência:  Água potável.

Israel enfrenta o mesmo drama. Os altos índices de contaminação nas águas do Local de Batismo, Yardenit, obrigaram o Ministério de Saúde de Israel a proibir o seu uso. Os batismos feitos ali, como nos tempos de João Batista, terão que parar até que ambientalistas certifiquem que a água não causará danos à população.

O Local, sagrado para a religião cristã, recebia fieis que desciam as águas batismais num ato de fé e fortalecimento espiritual. Esse ritual praticado desde os primórdios também se constitui num interessante atrativo turístico para a região. Certamente o Ministério de Turismo terá interesse que a prática volte a ser realizada.



As águas do Rio Jordão correm do norte ao sul de Israel e deságuam no Mar Morto. As regiões ao redor se beneficiam dele para consumo, irrigação e demais atividades. 



O Jordão é o principal rio de água do país e ele também tem sua importância espiritual. Encontramos nos textos sagrados da Tanach diversos trechos relacionados ao Jordão, personagens bíblicos e a atuação do próprio D-us legitimando-o.

Certamente os fieis que ali tiveram uma experiência sagrada sonham em voltar lá e aqueles que ainda não fizeram esperam ansiosos para a liberação de suas águas.



Marion Vaz



Um comentário:

  1. que pena que as águas do rio Jordão estão poluídas pois todas as nações do mundo inteiro vão a Israel para conhecer este país tão belo e rico em suas culturas. E poder ter o privilegio de sentir um pouco como foi vivencia a caminhada de nosso Senhor Jesus Cristo ai milhares de anos atrás eu creio que os governantes deste país vai tomar medidas cabíveis para melhorar cada dia mais este país pois tenho plena confiança em Vossa Senhoria desta nação.

    ResponderExcluir