sábado, 6 de abril de 2013

Shoah

Dia de Memória do Holocauto, decretado pelo governo de Israel na data em que aconteceu o Levante do Gueto de Varsóvia, para lembrar e homenagear as 6 milhões de vítimas do Holocausto nazista durante a 2a Guerra Mundial. 

 

O Gueto de Varsóvia originalmente continha quase 450.000 pessoas. Em janeiro de 1943, esse número havia sido reduzido drasticamente para 37.000. O resto havia sido levado para o trabalho escravo ou para campos de extermínio. Rumores diziam que os alemães iriam acabar com o gueto, esvaziá-lo. Os habitantes que ainda viviam ali, famintos e enfraquecidos por doenças, resolveram lutar.

O Que Torna o Holocausto Único na História?   Fonte Webjudaica.com/


"O eminente filósofo judeu, Emil Fackenheim, apresenta uma descrição concisa das características que distinguem o Holocausto de outras bárbaries, em seu livro To Mend the World: Foundations of Post-Holocaust Jewish Thought.

* A "Solução Final" foi arquitetada para exterminar todos os judeus: homens, mulheres e crianças. Os únicos judeus que sobreviriam caso Hitler tivesse se saído vitorioso seriam aqueles que de alguma forma tivessem escapado de serem descobertos pelos nazistas.



* Ter nascido judeu (na verdade, a mera evidência de "sangue judaico") era suficiente para garantir punição e morte. Fackenheim nota que esta peculiaridade distinguia os judeus dos poloneses e russos, que foram mortos porque havia muitos deles, e dos "arianos", que não eram procurados a não ser que resolvessem se delatar. Com a possível exceção dos ciganos, ele conclui, os judeus foram o único povo a ser morto pelo mero "crime" de existir.



* O extermínio dos judeus não tinha explicação política ou econômica. Não era um meio para se chegar a um fim; era um fim por si só. O assassinato de judeus não era considerado parte do esforço de guerra, mas era o próprio esforço em si; assim, recursos que poderiam ter sido usados na guerra foram propositadamente dirigidos para o programa de extermínios..."






Nenhum comentário:

Postar um comentário