sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tu BiShvat


"Segundo o Talmud, Tu BiShvat representa o Ano Novo das Árvores. É equivalente ao dia da árvore, e, neste dia, o costume é plantar árvores nos bosques de Israel.





"Pois o Senhor seu D'us está lhes trazendo para uma terra boa, uma terra de rios e fontes... uma terra de trigo e cevada, e vinhas e figueiras e romãs... uma terra coberta de oliveiras e mel." (Deuteronômio 8:7-8)


A História do Reflorestamento de Israel

Nos tempos antigos, a Terra de Israel era coberta por florestas. Durante os anos nos quais os Judeus estiveram em exílio, as florestas foram destruídas pelos novos habitantes da terra, e o solo se tornou amarelado e desértico.

Apenas no fim do século XIX, com os primeiros passos do Sionismo moderno, os judeus recomeçaram a voltar para a terra de seus antepassados.

Os representantes do movimento sionista consideraram o reflorestamento uma obrigação sagrada, o símbolo da chegada de uma era de renovação. Sem importar-se com os esforços necessários para isto, os entusiastas limparam montanhas de pedras e plantaram florestas. Nos pântanos infestados de mosquitos, plantaram árvores de eucalipto. A primeira cerimônia de Tu BiShvat, com o plantio de árvores, foi celebrada pelos habitantes do Moshav Iessod HaMa'alá, na Galiléia, em 1884. Neste dia, centenas de novas árvores foram plantadas.

Em 1908, a União dos Professores declarou Tu BiShvat o dia do plantio de árvores. A cidade de Tel Aviv não havia ainda sido fundada, e os estudantes das escolas judaicas da Iafo plantaram árvores nos lotes agrícolas do colégio, em Mikve Israel, perto de Iafo. Em 1913, mil e quinhentos alunos das escolas judaicas de Jerusalém foram para o assentamento de Motza, próximo à entrada da cidade, onde cumpriram o preceito de plantar árvores.




Árvores na capital de Israel:

Jerusalém






Desde o estabelecimento do Estado de Israel, a responsabilidade por todo o reflorestamento foi transferida para o Keren Kaiemet LeIsrael (Fundo Nacional Judaico), e milhares de florestas foram plantadas. O KKL é a maior fundação do movimento sionista, e foi responsável por comprar terra na Terra de Israel para o assentamento e reflorestamento desde 1905.

Em Tu BiShvat de 1949, Jerusalém foi cercada pela "Floresta dos Defensores", em memória aos caídos na Guerra da Independência. A primeira árvore desta floresta foi plantada pelo primeiro ministro David Ben Gurion. Este dia também marcou o início da primeira sessão do Knesset, que celebra seu próprio aniversário em Tu BiShvat.

Árvores em Israel

Milhares de Espécies


Não é necessário ser nenhum expert em botânica para apreciar a vasta variedade da flora em Eretz Israel. Há cerca de 3.000 diferentes espécies de plantas em Israel, das quais cerca de 150 são exclusivas desta terra. E tudo isso numa estreita faixa de terra com não mais que 70km. O que justifica toda esta variedade de plantas em Israel?



Cidade de Alon Sh’vut אלון שבות







A Terra de Israel fica na junção de três continentes - Europa, Ásia e África. Esta localização geográfica justifica tamanha variedade da flora israelense.

Plantas de diferentes locais do mundo podem ser encontradas em Israel, desde a América até a Sibéria.

Devido à variedade climática de Israel, incluindo climas desértico, subtropical e mediterrâneo, plantas de diversas regiões do mundo podem se adaptar facilmente a este habitat. É interessante notar que algumas frutas consideradas típicas da região ficaram conhecidas como cartão de visita do país, como as laranjas de Iafo, trazida para Israel pelos chineses, no século XVI. Entre as árvores, o eucalipto e a casuarina vieram da Índia.

Árvores Antigas

Apesar de as descrições bíblicas de densas florestas na Terra de Israel deixaram muito a imaginar, a presença de árvores altas que sobreviveram à devastação são testemunhas de um período muito antigo no qual a terra era realmente florestada. Seguramente a região norte do país já foi totalmente coberta por árvores, algumas das quais têm hoje centenas de anos, troncos massivos e copas enormes.

Árvores Bíblicas

Palmeiras (alon) e terubins (elá) estão entre as árvores mais comumente mencionadas na Bíblia nas passagens de eventos históricos. Outras incluem as tamareiras ("... e Avraham plantou uma tamareira em Beer Sheva..."), e outras. "



Em Tu BiShvat é costume:
• Comer frutas na terra de Israel
• Comer uma nova fruta, para que seja feita a benção shehecheianu

A Terra de Israel é particularmente reconhecida na Bíblia por ser uma boa terra devido a suas frutas e árvores.


Fonte: http://www.webjudaica.com.br/chaguim/

Nenhum comentário:

Postar um comentário