sábado, 15 de janeiro de 2011

Gush Etzion

O Senhor disse a Abrão: "... Olhe ao seu redor de onde você está, para o norte, sul, leste e oeste. Todos os terrenos que você vê que eu darei a você e a sua descendência para sempre ..... " Gênesis 13:14,15


Gush Etzion está localizado ao sul da cidade santa. É composto por 20 cidades como Bat Ayin mostrado na foto ao lado. E espalha-se sobre as colinas de Yehuda. As fotos não fazem justiça à beleza real desta terra, é preciso passar pelas montanhas, para descobrir que este País é de D'us.


A maioria dos assentamentos de Gush Etzion está sob a autoridade do Conselho de Gush Etzion regional, mas as cidades maiores, como Efrat e Betar Illit podem governar a si mesmo, mas são considerados parte do bloco. Cerca de 25 por cento estão falando Inglês Olim e sobre tudo o que existe é uma mistura de diversas pessoas. Gush forma alguns dos melhores jovens de Israel, em seguida, produz maior quantidade média de jovens nas forças de elite do exército de Israel


O mapa ao lado mostra que as cidades são bem servida por boas estradas e apenas 20 minutos de Jerusalém.

Toda região de Gush Etzion é como uma família que compartilha os recursos. Crianças podem viver em uma cidade e ir à escola na próxima. Mas cada cidade está a apenas alguns minutos fazendo com que seja conveniente e ainda contam com um transporte rodoviário público que atinge a maioria dos lugares.




Uma luz brilhando no bloco e cidade de Gush é Alon Sh'vut. Literalmente um paraíso em miniatura. Esta comunidade está crescendo e é o cartão postal perfeito com “ruas são imaculadas e as crianças são puras como o ouro”.




A comunidade religiosa é 100%, com cerca de 35% falam Inglês. Há também alguns que falam russos e israelenses também. Aqui você pode encontrar sinagogas Ashkenazi, Sefaradi e iemenitas.


Há também um ulpan regional para aprender hebraico em Alon Sh'vut, bem como uma loja para comprar mantimentos, uma estação de correios, um banco, uma biblioteca, posto de saúde e um centro de idosos.E uma escola de Torá de alta qualidade para as mulheres jovens. A outra jóia desta comunidade é a Yeshivá Har Etzion para homens mostrado na foto.





A população de Neve Daniel é de cerca de 1000 pessoas e fica em uma colina de cerca de 1.000 metros acima do nível do mar com uma das vistas mais belas de todo o Israel.




Em um dia claro a partir do seu ponto mais alto vê Tel Aviv e Jerusalém Santa. Alguns imigrantes recente chegados aqui vieram da África do Sul e América do Norte e eles sentem agora que fazem parte da família. Eles construíram-se uma comunidade.

Aqui se podem encontrar sinagogas Ashkenazi, sefardita, e Chabad. Há uma Mikveh e Shavei Rachel (escola religiosa para as meninas) Em Neve Daniel tem uma mercearia e uma padaria e serviços de ônibus para Jerusalém, que é importante para aqueles que podem ir até lá para trabalhar ou estudar e não quer dirigir. Os verões podem ser quentes, mas há uma deliciosa brisa fresca no alto da montanha. Ela resfria a noite para um sono doce. Em algumas ocasiões há neve no inverno.



Há cerca de um ou dois quilômetros ao norte de Neve Daniel encontramos Sde Boaz.




Um visitante chamado Ze'ev veio para a região e colocou desta forma: ".... Sde Boaz está situado num dos pontos mais altos em Israel e, como tal, pode-se ver por milhas em cada sentido. Há provavelmente poucos lugares melhores em Israel, de onde se pode ver tanto a Terra de Israel - e eu acredito que é por esta razão que esta zona era frequentada por nossos antepassados. A cidade está cercado por belas montanhas e vales cheios de natureza. O ar é fresco. Com cada respiração que se inala, ele está limpando seu corpo, tanto no sentido físico, como também espiritualmente, como o próprio ar parece ter uma qualidade mística... ".

Sde Boaz está localizado na antiga rota tomada pelos nossos antepassados, que viajou entre Jerusalém e Hevron. Não só as famílias de Abraão e Isaac, mas esta área é acreditar ser o local onde Ruth recolhidas nos campos de Boaz. Também o rei Davi quando ele era um jovem pastor de ovelhas provável percorreu com seu rebanho nessas colinas.

O fundador do posto avançado é chamado Hananel que começou a viver em um contêiner com os amigos montando guarda. Quando 10 casas reboques foram movidas em que rapidamente preenchido com as pessoas. A comunidade foi construída com trabalho apenas judaico.

“Ela (Ruth) passou a ser na parte do campo que pertencia a Boaz do clã Elimelekh, quando Boaz chegou de Beit Lechem. Ele disse aos ceifeiros: "Ad-nai ser com você", e eles responderam-lhe: "Ad-nai vos abençoe" Rute.2: 3,4

Sde Boaz (Campos de Boaz) é especial. É um exemplo para os judeus em toda parte. 23 almas judaicas trabalham e vivem juntos por uma causa comum. Isso é "Eretz Israel".

Religiosos e não religiosos, nativos e olim (imigrantes) se reúnem para definir um novo padrão de respeito um pelo outro. durante a tentativa de construir uma nação. Eles estão empenhados em ser uma comunidade ecológica, com foco na agricultura e ser um exemplo de pessoas ajudando um ao outro, enquanto vivem em harmonia ecológica com o planeta.

Fundada em 11 de junho de 2002 sobre a localização mais elevada na região de Gush Etzion, todos eles estão dispostos a fazer isto para si próprios. Ela pode ser encontrada a oeste de Bet.Lechem, um pouco ao norte da povoação de Neve Daniel, que fica a poucos minutos a norte de Efrat. A vista é de tirar o fôlego, porque se pode ver em vastas regiões do país a partir daqui.

A visão de Bat Ayin fala por si. A vista é magnífica. Aquele que permanece sobre o topo do monte é capaz de compreender a tranqüilidade que impera, e mais, é uma fonte de conhecimento da Torá judaica. Nesta comunidade de cerca de 1.000 pessoas “Deus é Rei". A cidade está localizada a oeste de Elon Sh'vut e além de aprender, muitos estão envolvidos em agricultura orgânica.



Duas coisas que tornam este lugar especial e que são as duas grandes instituições de estudos religiosos. Primeiro, há a Midreshet B'erot Bat Ayin. Este é um seminário de mulheres situado num ambiente único. Depois, há o Bat Ayin Yeshiva. Aqui os alunos irão aprender a Torá e o Talmude, desde o básico ao avançado. E isso não é tudo. A escola afirma o seguinte:

"Queremos capacitar nossos alunos para integrar a espiritualidade e os valores da Torá judaica com o mundo moderno. Procuramos educar e treinar as pessoas que podem se tornar modelos de professores e líderes no mundo judaico e muito além. Acreditamos que a criação de uma comunidade Torá aberta, expansiva, mas espiritualmente forte e que pode fornecer uma alternativa refrescante para aqueles que buscam um caminho espiritual no mundo judaico"

Os alunos são ensinados em hebraico e também há ensino em Inglês. As crianças da comunidade são bem instruídas nas coisas de Deus. Tem sido dito que Bat Ayin é uma comunidade de voluntários. Eles olham uns para os outros. Existe uma comunidade equipe de resgate voluntário. Se houver uma emergência por perto eles instantaneamente serão mobilizadas para ajudar. Olhe para os futuros líderes de Israel a partir deste lugar.


Elazar é uma comunidade de menos de mil pessoas, mas está se expandindo. Convenientemente localizado no centro de Gush Etzion, está próximo de todas as demais cidades.




É outro bloco de Gush com muitas pessoas que falam Inglês e israelense. Esta é uma comunidade de religiosidade diversificada com judeus vindos de muitas origens éticas, mas ainda estão perto um do outro. Existem três sinagogas e tem serviço de ônibus regular. É um lugar de paz.

"As palavras de Amós (profeta), que estava entre os pastores de Tecoa, as quais viu a respeito de Israel nos dias de Uziyah Rei da Y'hudah ...." Amós 1:01

Tekoa é único e intrigante entre as cidades do Gush Etzion Block. Ele está localizado no lado leste do bloco de Gush. É cerca de 65% religiosa e 35% secular, mas todos são como uma família. Aqui você vai encontrar os israelenses, americanos, alguns da Rússia, França, Grã-Bretanha, Argentina, Chile, África do Sul, Índia, Birmânia, México e outros. Para colocar em suas próprias palavras: "Nós somos jovens e velhos, agricultores, profissionais urbanos, artistas, artesãos, médicos, advogados e enfermeiros. E nós estaremos sempre aqui quando você chegar outra vez. Falamos inglês, hebraico, russo, espanhol, francês, iídiche ".


Em Tekoa amamos a sua vida e o país. Cerca de 1.250 pessoas vivem aqui e comunidade está crescendo. Nós temos escolas, uma mercearia, um posto de correios, uma adega, uma biblioteca, um teatro, uma exploração de cogumelos, uma fazenda orgânica e 5 sinagogas. Aqui também há uma fazenda de cabra e leite e se você gosta de caminhar nas colinas este é o seu lugar.



Chamam-lhe um paraíso para criar uma família. Sim aqui você pode levar seus filhos em um passeio de pônei em estábulos. Eles vão adorar. Ou ter aulas de equitação para crianças e adultos. Alguns adultos vêm aqui para se aposentar. No Leste Gush Etzion há duas escolas ultra ortodoxos que também servem as cidades de Ma'ale Amos, Metzad e Nokdim. Em Tecoa você pode encontrar uma escola religiosa integrada com a secular. Vem e vê a terra que Deus tem abençoado.


De Tekoa eles têm uma bela vista de Herodian.







Kfar Etzion
é um kibutz religioso localizado a 20 Km ao sul de Jerusalém, a oeste da estrada 60. Há menos de 500 pessoas aqui. O kibutz foi restabelecido em 1967. Em janeiro de 1948 as mulheres, crianças e idosos foram enviados a Jerusalém, por causa da ameaça árabe. Em 13 de maio de 1948 durante o conflito pelo menos 80 homens foram massacrados pelos árabes que detinham o poder sobre a terra, até que foi libertada em 1967.



Em uma plantação de papiro escrito em 1944 pelos fundadores do Kibutz está escrito:
.. "Há dois mil anos, essas encostas contavam com os sons de uma multidão de árvores e de vida que fervilhava tudo. Hoje elas estão tristes e desoladas. Tomamos esse juramento ao chegar a Kfar Etzion: Não haverá descanso nem paz enquanto não deixarmos de lado a vergonha da esterilidade dessas terras altas, e até a cobrirmos com árvores frutíferas e florestas que, juntos, darão um cântico de renascimento que o profeta Ezequiel previu: "Mas vós, montes de Israel, vós lançareis os vossos ramos e o vosso fruto para o meu povo, Israel. "

Hoje eles continuam fazendo progressos no cumprimento da visão daqueles que sacrificaram suas vidas pela Terra. Há uma bela pousada para quem vem para o Kibutz. A Yeffe Hod Hatchery está localizada no kibutz. A incubadora é uma fazenda de perus muito bem sucedida.

O Shir HaShirim Nature Preserve localizado perto é um deleite para os amantes da natureza. Veja a vida vegetal, vida animal, fazer caminhadas e visitar a fazenda para crianças onde as crianças podem ter animais de estimação.


Migdal Oz

Outra excelente comunidade localizada ao sul de Efrat é Migdal que é um Kibutz. Mas a jóia encontrada dentro de suas portas é o Colégio Herzel para as Mulheres.



Fonte: http://www.torahalive.com/GushEtzion.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário