sábado, 4 de dezembro de 2010

Carmel pegando fogo como nos tempos de Elias



Foto de satélite mostrando o incêndio em Israel





Ao tomar conhecimento do incêndio que está devastando a floresta no Monte Carmel lembrei de um dos episódio mais marcantes da história de Israel que está registrado no livro de 1 Reis (18.19-39) quando o profeta Elias convoca o povo para o Monte Carmel para uma decisão muito importante: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o senhor é Deus segui-o..." (Vs 21).

O profeta propôs uma disputa com os 400 profetas de Baal e o Deus que respondesse com fogo esse seria o Deus verdadeiro. O povo concodou. Foi feito um altar e os profetas de Baaal começaram a clarmar por fogo.Depois de inúmeras tentativas de súplicas e auto flagelação, desistiram.

Era a vez do profeta Elias clamar por fogo. Mas algumas atitudes eram necessárias: Primeiro ele reconstrói o altar com 12 pedras conforme as tribos de Israel, depois faz um rego ao redor do altar e manda trazer água para inundar tudo até que o altat estivesse completamente molhado.

Diante de todo o povo Elias começa sua oração clamando ao Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. O versículo 38 informa que de imediato Deus responde sua oração e cai fogo sobre o altar consumindo o holocausto, a lenha, as pedras, o pó e a água ao redor. Numa atitude de adoração ao Deus de Israel todo o povo começa a glorificar e exaltar o seu nome. O texto bíblíco tambem informa que os profetas de Baal foram perseguidos e mortos.


No entanto, diferente do episódio bíblico, o incendio desta semana prejudicou mais de 17 mil habitantes do Norte do país, com 600 presos, foram evacuados por causa do incêndio que fora de controle, destruiu centenas de hectares de floresta de pinheiros, antes de varrer as encostas das colinas do Carmel para Haifa, a terceira maior cidade de Israel.


Entre os mortos havia prisioneiros palestinos, o que provocou muita discussão na Mídia. Equipes de bombeiros combatem o fogo seja pelo ar ou por terra e com ajuda internacional. Esperamos que tudo se resolva e que todos possam viver em paz.


Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário