quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Achado arqueológico em Ashkelon

A forte tempestade que varreu Israel no fim de semana causou uma quantidade de danos a sítios arqueológicos em todo o litoral do Mediterrâneo, mas também descobriu uma impressionante estátua de mármore de uma mulher data da época romana (entre 1650 e 1800) em Ashkelon.

Entre os pedaços de terra que rompeu a partir do precipício estavam peças de um grande edifício que, aparentemente, eram parte de uma casa de banhos romana.

Seções de um piso de mosaico colorido também foram arruinados. Muitos fragmentos foram lavados pela água.

O arqueólogo Dr. Israel Yigal da Autoridade de Antiguidades de Israel na região de Ashkelon, explicou: "É uma estátua linda branco que está faltando a cabeça e parte de uma mão. Aparentemente foi importado da Itália, Grécia e Ásia Menor, e podem ter representado a deusa Afrodite. "

"A mulher retratada na estátua está vestindo uma toga e se apoiando em uma coluna de pedra quadrada e sua roupa foi cuidadosamente esculpida - os dedos dos pés são delicados, vemos suas sandálias e enfatizou seu seio pequeno Basta uma estátua belíssimo."



A estátua tinha caído de um precipício relativamente alto, de aproximadamente dez metros de altura, mas saiu surpreendentemente ilesa. Dr. Israel calcula que a cabeça da estátua e mão estavam faltando mesmo durante a época romana.


Estátua romana encontrada na costa de Ashkelon.
Foto: Assayag Ilan

"Foi descoberto por um transeunte e nós resgatamos a estátua a partir nas ondas do mar ", disse o Dr. Israel e com a ajuda generosa do município Ashkelon, que sedeu um guindaste. Estamos transferindo-a para os armazéns do governo em Beit Shemesh."


Fonte: http://www.haaretz.com/news/national/

Nenhum comentário:

Postar um comentário