quarta-feira, 19 de maio de 2021

Ataques de Gaza - Quando isso vai ter um fim?

Nas últimas semanas Israel sofreu ataques de grupos terroristas que estão localizados em Gaza.  Foram mais de 2300 mísseis invadindo o espaço aéreo do território de Israel. Muitos deles foram interceptados pelo Iron Dome e destruídos no ar. No entanto, estilhaços caíram em terra e causaram a morte de inocentes. O Estado de Israel entrou em alerta e sirenes podiam se ouvir em Ashdod, Ashkelon, Sederot e outras cidades ao sul do país e até mesmo em Tel Aviv. 


O confronto em terra começou em plena festividade de Iom Yerushalayim em locais no próprio Monte do Templo, onde os revoltosos mostraram total aversão a Unificação da cidade de Jerusalém, que aconteceu em 1967.  A Capital de Israel, que também é a cidade mais sagrada para os judeus, se torna palco de distúrbios em áreas isoladas em que árabes agridem judeus em plena rua. Mas o ambiente em si na cidade é de tranquilidade e convivência pacífica.

O propósito das investidas do Hamas contra Israel é pressionar os árabes ao descontrole se suas ações na tentativa de destruir os judeus, parecendo que podem concluir seus objetivos.

No entanto, o que se vê é o sofrimento dos civis em áreas demarcadas e controladas pelo grupo terrorista neste momento de confronto, pois o contra ataque por parte de Israel é necessário para o proteção da nação. 

Os mísseis foram lançados um após outro sem interrupção, o que levou o Governo de Israel a responder imediatamente colocando sua força bélica na fronteira de Gaza e lançando misseis para destruir os locais de comando do Hamas. Infelizmente, o número de vítimas palestinas continua crescendo em meio ao conflito. Israel não iniciou o confronto. Israel quer paz com seus vizinhos. Mas Israel não pode deixar os seus cidadãos ameaçados e expostos a tal ataque.

Esperamos que as negociações de paz possam surgir efeito. 

Shalom Lekulam Israel


Marion Vaz

Atualização: Quinta-feira dia 20/05, Israel e Hamas aprovaram um cessar fogo simultâneo, mediado pelo Egito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário