domingo, 12 de outubro de 2014

Sucot





"Sucot é também conhecida como a Festa da Colheita; é o período no qual a produção dos campos, pomares e vinhas é colhida. Os celeiros, terreiros e prensas de vinho e azeitonas trabalham a todo vapor. Semanas e meses de labuta e suor empregados no solo finalmente são recompensados. O fazendeiro sente-se feliz e entusiasmado. Não admira que Sucot seja a Estação do Júbilo.

Nesta época de tamanho sucesso e fartura material, há perigo do homem esquecer de D'us, seu Criador. Vendo que seu trabalho obtém sucesso e tantas recompensas, ele pode pensar que "meu poder e a força das minhas mãos conseguiram-me toda esta riqueza." Há também o perigo dele pensar que trabalhar e acumular fortuna é o verdadeiro objetivo da vida, esquecendo-se de que há valores maiores e mais elevados: os espirituais.

Para que o judeu não esqueça da verdadeira finalidade na vida, D'us, em Sua infinita sabedoria e bondade, ordenou que deixássemos os lares confortáveis nesta época e habitássemos a frágil sucá por sete dias.

Cada um dos sete dias de Sucot representa  e onde somente a riqueza espiritual tem valor.
É também esta a razão pela qual em certas congregações costuma-se ler o livro de Cohelet (Eclesíastes), na sinagoga em Shabat ."

Assim, Sucot é para nós a Festa da Colheita. Num sentido mais profundo, nos ensina juntar, reter e armazenar as experiências religiosas e a elevação espiritual que conseguimos durante as muitas e variadas festas, orações e mitsvot do mês de Tishrei, para que assim possamos fazer retiradas deste rico armazém durante o ano inteiro. . ."


Fonte do Texto:
http://m.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1647031/jewish/A-Festa-da-Colheita.




© 1993-2014 Chabad.org

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário