terça-feira, 30 de setembro de 2014

Shemitah - Ano Sabático






"Cumprindo o mandamento de Deus, vários agricultores de Israel estão levando a sério o descanso da terra a cada 7 anos, conhecido como Shemitah ou ano sabático" e para que a nação de Israel pudesse cumprir este evento, o governo de Israel e os agricultores investiram milhões.
 





Desenvolvimento da agricultura em Israel
Quando os primeiros imigrantes sionistas chegaram a Israel por volta de 1880 encontraram uma terra pobre. Com o passar dos anos dedicaram seus recursos a aquisição e desenvolvimento da terra. Muito se investiu. O Vale de Jezreel, por exemplo, tornou-se um dos principais celeiros do país. As terras áridas do Neguev  foram um desafio na busca pela prosperidade.
Ano após ano o povo israelense conquistava o mercado mundial com suas iguarias e na agricultura vencia obstáculos para transformar sua pátria numa terra produtiva. Foram décadas de muito trabalho e avanços tecnológicos. 
Hoje, mesmo com parte do seu território localizado em regiões áridas, o país consegue produzir alimentos suficientes para atender a mais de 90% da demanda interna e gerar excedentes para exportação.


Áreas cultivadas próximas ao Kineret


A avançada tecnologia israelense que nasceu nos kibutzim, nas fazendas comunitárias criadas pelos pioneiros dos anos 1940, ganhou o mundo. A parceria entre agricultores, cientistas e governo gerou uma moderna indústria, que desenvolveu sistemas e equipamentos inovadores, revolucionando o conceito da agricultura irrigada.
Israel é líder mundial em pesquisas e desenvolvimento agrícolas, que levaram a um aumento fantástico na quantidade e qualidade das lavouras do país. O esforço para aumentar a produtividade e a qualidade da cultura exigiu o desenvolvimento de novas variedades de sementes e plantas, bem como inovações, como uma substância condicionadora do solo (vermiculita), que, quando misturada com o solo local, aumenta o rendimento das culturas e irrigação por gotejamento.




Ano Sabático  

Com o ano 5775  dá-se início ao ano sabático mencionado várias vezes na Bíblia. A primeira referência encontra-se em Êxodo 23:10-11, em que é ordenado aos israelitas: "Seis anos semearás a tua terra, e recolherás os seus frutos; porém no sétimo ano a deixarás descansar e não a cultivarás, para que os pobres do teu povo achem que comer, e do sobejo comam os animais do campo. Assim farás com a tua vinha e com o teu olival."




Para muitos religiosos, Shemitah" significa muito mais do que apenas deixar a terra descansar. Significa deixar de trabalhar a terra para trabalhar o espírito.

 

Fontes:








Nenhum comentário:

Postar um comentário