sábado, 26 de abril de 2014

Em Memória de 6 milhões de pessoas


O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu coloca uma coroa de flores na cerimônia de recordação do Holocausto no "Yad Vashem".


Data Hebraica: 26 de Nissan de 5774
Data: 26 / Abril / 2014



Dia de Memória do Holocauto, decretado pelo governo de Israel na data em que aconteceu o Levante do Gueto de Varsóvia, para lembrar e homenagear as 6 milhões de vítimas do Holocausto nazista durante a 2a Guerra Mundial.




A mais famosa tentativa foi o Levante do Gueto de Varsóvia. Em 19 de abril de 1943, os nazistas começaram a liquidação do gueto - isto é, o embarque de judeus para Auschwitz - e se defrontaram com resistência armada.



Mordechai Anielewicz, o líder de 23 anos do Levante do Gueto de Varsóvia, escreveu em sua última carta (datada de 23 Abril de 1943):

"O que aconteceu está além dos nossos sonhos mais selvagens. Duas vezes os alemães fugiram de nosso gueto. Uma de nossas companhias resistiu por quarenta minutos, e a outra, por mais de seis horas... Não tenho palavras para descrever-lhes as condições em que os judeus estão vivendo. Apenas alguns escolhidos vão resistir; mais cedo ou mais tarde, todo o resto perecerá. A morte esta lançada. Nos abrigos em que nossos camaradas estão se escondendo, nem mesmo uma vela pode ser acesa devido à falta de ar... O principal é: O sonho da minha vida se tornou realidade: Eu vivi para ver a resistência judaica no gueto, em toda sua grandeza e glória."









Israel para em homenagem as 6 milhões de vítimas do Holocausto

Haaretz.com


Marcha dos vivos - Milhares de jovens, de Israel e no exterior, marcharam entre Auschwitz e Birkenau para homenagear os milhões de mortos no Holocausto - Uma cerimônia que marcou os 70 anos da aniquilação dos judeus húngaros que os nazistas iniciaram em 1944.


Haaretz.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário