quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Mar Morto está Morrendo?



O Mar Morto foi eleito uma da Maravilhas do Mundo neste ano de 2012. Com uma superfície de aproximadamente 1050 km2, correspondente a um comprimento máximo de 80 quilômetros e a uma largura máxima de 18 km, é alimentado pelo Rio Jordão e banha Jordânia e Israel.

 



Nos últimos 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço da sua superfície, em grande parte por causa da exploração excessiva de seu afluente, única fonte de água doce da região, para além da natural evaporação das suas águas. Contudo, os especialistas são de opinião que, dentro de alguns anos, esta perda tenderá a se estabilizar, paralelamente a estudos que levem à sua conservação e preservação; portanto, o desaparecimento do Mar Morto não aconteceria, segundo estes, nem hoje nem no futuro.

No entanto, Israel, Jordânia e a Autoridade Palestina assinaram um acordo para a construção de um encanamento que levará a água do Mar Vermelho para o Mar Morto. Israel vai construir uma usina de dessalinização em Aqaba para abastecer a Jordânia e o concentrado de água dessalinizada será transferido para o Mar Morto para salvá-lo de secagem,



A região do Sul do Mar Morto é um dos lugares mais inóspitos e áridos do Mundo, e devido a grande quantidade de sal no solo e o ar, a sobrevivência nesta região é quase impossível, por isso, há também escassez da presença de animais na região.





Além da aridez, nesta região há uma montanha chamada Monte Sodoma, um verdadeiro fenômeno geológico que emergiu de dentro do que hoje conhecemos como o Mar Morto, repleto de colinas áridas cuja composição básica é o Sal, Enxofre, Calcário e Gesso, e por causa das chuvas, as paredes da montanha desenvolveram formas únicas.




Fonte:  http://www.cafetorah.com/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário