quarta-feira, 3 de julho de 2013

Theodor Herzl

 
O sonho de uma pátria para os judeus, nasceu no coração de um homem. Com a edição da obra O Estado Judeu publicado em 1896,  desejava desencadear uma onda de patriotismo.
No Congresso de Basileia na Suíça e na criação da Sociedade dos Judeus que foi dado o primeiro passo. Tamanha a convicção de Herzl que ele mesmo declarou em seu diário: “Em Basileia, fundei o Estado Judeu”.
Theodor faleceu no dia 3 de julho de1904. Mas o seu sonho percorreu os anos seguintes. Inspirados por essa ideologia sionista de Herzl, milhares de judeus retornariam ao país. O cultivo do solo e o florescer do trigo, renovariam as esperanças de uma pátria para os judeus. Ergueram cidades e aldeias por todo território. Indústrias foram estabelecidas e o desenvolvimento de diversos serviços comunitários. A vida seguia seu curso.
Hoje, o sonho de um Estado é uma realidade. Já o sonho de um estado judeu é algo que se tem conquistado aos poucos. Mas Israel é, sem dúvida, uma nação independente e próspera como sonhou Theodor Herzl.

 
Har Herzl - Jerusalém


 
"Um sonho apoderou-se de mim, acompanha-me onde quer que vá"
 
 
Eretz Israel rende tributo a esse grande homem da história.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário