sexta-feira, 15 de março de 2013

Reciclagem em Israel





Interessante essa minha mania de passear através da Google Maps pelas cidades e regiões de Israel e ver como são as ruas, casas, edifícios, e outras particularidades que muito chamam a minha atenção e faça com que eu goste cada vez dessa terra, dessa gente, desse país.

Sempre que eu me questionei porque via o mesmo tipo de recipiente em todos os lugares. O mesmo modelo, a mesma cor. Diferente aqui no Brazil que cada um usa, os que chamamos de lata de lixo, do jeito que quiser.

Mas lá em Israel foi planejado  um meio de coleta de lixo e reciclagem bastante prático. Esse recipiente (acima) é usado em qualquer cidade como também numa pequena parada para viajantes, lá no meio do deserto. Foi quando achei um site com essa matéria e resolvi dividir isso com vocês. O autor da matéria, Yair, mora em Beer sheva.


"O latão verde é para o lixo comum, e o azul apenas para papel. Hoje em dia o latão azul pode ser visto em toda parte, e normalmente ele vem junto com o verde." Explica Yair.
 














"A gaiola enfeitada é para garrafas plásticas. Gaiolas assim podem ser vistas em todos os quarteirões. Muitas vezes caixas metálicas verdes estão penduradas nas gaiolas para garrafas, e elas são destinadas para pilhas e CD/DVD. "



"A grande caixa metálica cinza é para recolher roupas usadas, e podemos ver na última foto acima todos aparelhos juntos em um mesmo ponto de coleta."

Ele esclarece que "Reciclagem em hebraico se diz MICHZUR (מיחזור), palavra derivada de MACHZOR – cíclo ou período."

E que "a palavra criada pela Academia de Língua Hebraica para compostagem é DSHONET (דשונת), palavra derivada de DESHEN – adubo, mas ainda o mais comum de se escutar é ‘compost’."

 
Local para decomposição de alimentos que dá origem a um excelente adubo.





Yair faz doutorado em Física na Universidade Ben-Gurion. Vive em Israel desde 2005, atualmente mora em Beer Sheva com sua esposa e filha.

Um comentário:

  1. AMEI A MATÉRIA,TUDO O QUE DIZ RESPEITO A ESSE QUERIDO PAÍS,ME INTERESSA E ME DEIXA MAIS APAIXONADA POR ESSE POVO E SUA CULTURA.PARABÉNS QUERIDA MARION!PARABÉNS YAIR!! !SHALON!!

    ResponderExcluir