sábado, 23 de junho de 2012

Jerusalém - Avançando para o Futuro





Depois de re-projetou o World Trade Center em Nova York, Daniel Libeskind vai formar uma torre enorme no centro de Jerusalém, capital de Israel, afirmando que o projeto vai injetar vida na cidade. Noam Dvir, autor do artigo publicado no jornal Haaretz.co.il nos mostra que Libeskind está otimista.



O Primeiro projeto de Libeskind foi no Centro de Wohl no Bar Ilan University foi inaugurado há sete anos e é considerado uma das obras menos bem sucedidos.








"Desta vez, ele parece vir mais preparado e determinou que seu programa pode realmente dar origem a um novo monumento no coração de Jerusalém."

A questão é, se a arquitectura vanguardista de suas linhas curvas de Libeskind é capaz de se conectar com o tecido delicado do centro da cidade. Libeskind responde afirmativamente. "Jerusalém precisa de uma injeção de vida. É preciso evoluir, assim comoTel Aviv se desenvolveu extraordinariamente na última década".



Libeskind afirma que "Jerusalém não deve afundar em seu passado, ela deve ser uma cidade cheia de vida e uma cidade competitiva como as cidades do mundo de hoje, que estão em concorrência umas com as outras, e até dentro do próprio estado. Assim, o planejamento arquitetônico é importante para criar algo muito original e inovador. "

Noam perguntou se ele achava que seu projeto podia ser chamado de forma específica ou as pessoas de Jerusalém reconheceriam a cidade nele? 

Daniel respondeu. "Qualquer edifício construído em Jerusalém assimila nas orientações do município, tais como o uso de pedra, é um projeto que tenta relacionar as proporções de Jerusalém. Além disso, está construção é contemporânea. Esta torre permitirá que a cidade de Jerusalém avance no tempo com todas as suas tradições. Não só mantendo a história como uma relíquia do passado, mas para usar os seus valores e dar-lhes uma dimensão contemporânea. "

Eu, até concordo que a competitividade entre as cidades concorrem para que cada uma tente superar a outra, principalmente por causa do Turismo. E é claro que Jerusalém, nem precisaria de tantos "adornos"para se fazer aceitável. Mas em pleno século 21 a cidade pensa na comodidade de seus visitantes e por isto vemos belos prédios se erguerem.



Mas há algo que eu discordo no belo discurso de Libeskind: Jerusalém não precisa de vida. Pois Jerusalém emana Vida através da sua própria História.

PS. O uso da expressão "século 21" foi proposital a fim de se evitar o uso de caracteres romanos, visto a aproximação de BeTamuz e Tisha BeAv



Fonte da matéria abordada nesse artigo: http://www.haaretz.co.il/gallery/architecture/1.1736971


Projetos de Libeskind


                                                         Jewish Museum em Berlin

Veja imagens dos projetos de Daniel Libeskind em http://daniel-libeskind.com/projects

Nenhum comentário:

Postar um comentário